14 de março de 2017

14 de março: Comemoração do nascimento de Albert Einstein

Comemora-se hoje, dia 14 de março, o nascimento de Albert Einstein, ocorrido no ano de 1879, na cidade de Ulm – atual Baden Württemberg, na Alemanha.

Esta breve nota não verterá sobre seus trabalhos, tendo como objetivo, tão só, recordar a data. Seus pais, judeus, foram Hermann Einstein – um vendedor e engenheiro – e Pauline Einstein. Em 1880 a família mudou-se para Munique, onde seu pai e tio cienciafundaram a Elektrotechnische Fabrik J. Einstein & Cie, empresa que fabricava equipamentos elétricos acionados por corrente contínua. Um ano mais tarde, nasceria sua irmã, Maria “Maja” Einstein.

Com cinco anos de idade, Einstein estudou em uma escola primária católica durante três anos, tendo sido transferido, após esse período, para o Ginásio Luitpold, hoje conhecido como Ginásio Albert Einstein, onde recebeu educação escolar primária e secundária, até deixar a Alemanha sete anos depois. Segundo se sabe, terá sido seu tio Jacob – engenheiro – e Max Talmey – um jovem estudante pobre de medicina – os responsáveis pela grande curiosidade de Einstein por tudo o que o rodeava.

Em 1894, a empresa de seu pai faliu. Em busca de negócios, a família de Einstein mudou-se para Itália, primeiro para Milão e, alguns meses mais tarde, para Pavia. Quando a família se mudou para a cidade italiana, Einstein ficou em Munique para terminar seus estudos no Ginásio Luitpold. No final do ano de 1894, Einstein viajou para Itália para se juntar à família, na cidade de Pavia, e foi durante seu tempo nesse país que escreveu um pequeno ensaio com o título Sobre a Investigação do Estado do Éter num Campo Magnético. A partir desse momento, a história de Albert Einstein é aquela que todos conhecemos.

No verão de 1950, os médicos descobriram um aneurisma na aorta abdominal de Einstein, tendo o físico declinado que fosse feito qualquer procedimento cirúrgico. Encarando com serenidade a gravidade de sua doença, Einstein teve tempo para redigir seu testamento, deixando todos os seus manuscritos para a Universidade Hebraica de Jerusalém, a escola que ajudou a fundar em Israel. Einstein também organizou seus assuntos funerários, já que insistia em que se fizesse uma cerimônia simples e sem lápide, já que escolheu não ser enterrado, tendo optado pela cremação.

Albert Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955, no Hospital de Princeton (EUA), com 76 anos de idade.