Notícias

14 de março de 2017

IFSC/USP encerra comemorações com concerto

O IFSC/USP encerrou com um concerto as comemorações do Dia Internacional da Mulher, efeméride que congregou diversas atividades promovidas e organizadas pela Unidade no último dia 08 de março. Desta forma, pelas 20 horas desse dia, o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” recebeu Fátima Graça Monteiro Corvisier (piano) e Maria Yuka de Almeida Prado (soprano), sob a direção musical de Silvia Berg, todas elas docentes do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP.

O programa deste concerto foi constituído por obras de Eunice Katunda, Silvia Berg, Clara Schumann, Sofia de oliveira, Sofia Helena, Chiquinha Gonzaga e Babi de Oliveira.

A história do Dia Internacional das Mulheres atravessa o movimento das mulheres operárias norte-americanas, que comemoravam em diversos estado o Woman’s Day desde 1908, tanto pelo esforço do movimento de mulheres socialistas para internacionalizar a data, em 1910, como por diversos acontecimentos que marcaram a história da luta das mulheres em diferentes partes do mundo.

O incêndio da Triangle Company marcou de forma indelével o mês de março como um momento de se interrogar o passado para retomar o presente de forma crítica. Interrogar não apenas a história das mulheres operárias do início do Século XX, mas de todas as mulheres mesmo antes desse período. No incêndio morreram 146 trabalhadores, dos quais 17 eram homens e 129 eram mulheres e meninas – 90 delas se jogaram pelas janelas do prédio. A maioria das jovens era imigrante e tinha entre 16 e 24 anos, trabalhando em condições desumanas. Seus salários equivaliam a um terço do que era recebido pelos homens, enfrentavam jornadas de trabalho extenuantes e não tinham condições mínimas de segurança.

Entre 1911 e 1914, o Dia Internacional das Mulheres foi comemorado em datas diferentes do mês de março. Apenas em 8 de março de 1917, com a deflagração da greve das tecelãs de São Petersburgo, que impulsionou a Revolução Russa, esta data foi consagrada como o Dia Internacional das Mulheres (Daniela Lima).

Para acessar o concerto, clique na figura abaixo

concerto-500

(captação de imagens – Rui Sintra)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..