8 de março de 2017

SPSAS-HighAstro

A São Paulo School of Advanced Science on High Energy and Plasma Astrophysics in the CTA Era (SPSAS-HighAstro) será realizada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), de 21 a 31 de maio de 2017.

O principal objetivo da escola é treinar novos pesquisadores nas áreas de Astrofísica de Altas Energias e Plasmas Astrofísicos, com ênfase em Astronomia de Raios Gama.

A Escola também irá preparar os participantes para utilizar o Cherenkov Telescope Array (CTA), que será o maior observatório astronômico de raios gama do mundo.

Pesquisadores renomados de diversos países participarão de palestras, aulas e atividades práticas. Julie McEnery (Nasa Goddard Space Flight Center), Razmik Mirzoyan (Max Planck Institute for Physics), Giovanni Pareschi (Osservatorio Astronomico di Brera) e Vladimir Ptuskin (Moscow Institute of Physics and Engineering) são alguns dos cientistas confirmados.

O evento tem apoio da FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios oferecidos são passagens aéreas, despesas de transporte terrestre local (aeroporto-hotel) e diárias na cidade que sediará a escola.

Serão oferecidas 100 vagas para estudantes participantes brasileiros e estrangeiros. Estudantes interessados em participar podem se inscrever para o processo de seleção até 30 de março.

Para obter mais informações sobre este evento, clique AQUI.