17 de fevereiro de 2017

Workshop Ensino de Eletrônica Analógica

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) vai organizar no próximo dia 21 do corrente mês, a partir das 09 horas, no Anfiteatro Armando Natsume,, o “Workshop sobre Ensino de Eletrônica Analógica” que contará com a participação de vários professores da Escola Politécnica de São Paulo e da própria EESC, bem como de importantes empresas de instrumentação de testes e medição e de simulação de circuitos e projeto de PCB e de outras conceituadas instituições de ensino médio e superior.

Os sinais elétricos existentes na natureza são analógicos! A caracterização desses sinais é uma das potencialidades da eletrônica analógica que adicionada a procedimentos de condicionamento de sinais e da eletrônica digital têm produzido uma infinidade de tecnologias que revolucionam a vida humana. A formação de engenheiros eletrônicos requer um sólido conhecimento sobre dispositivos condutores e semicondutores.

A microeletrônica produz avanços em escala exponencial e a sua presença nas grades curriculares de graduação precisa ser debatida.

Novas tecnologias educacionais tem sido desenvolvidas, em especial os softwares de simulação de circuitos analógicos e digitais, e passaram a ter grande relevância na formação educacional.

O que abordar na formação teórica e prática dos nossos engenheiros, quais ferramentas que eles devem dominar e quais tecnologias de ensino a serem utilizadas são alguns dos desafios que precisam ser discutidos no mundo acadêmico visando uma formação de engenharia em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual e de um futuro próximo.

Este workshop, que também é dedicado a Físicos, será gravado, editado e disponibilizado em HD no SITE do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), ficando igualmente disponível no site IPTV-USP