Notícias

19 de janeiro de 2017

Mostras e exposições

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, o campus USP São Carlos receberá 17 mostras e 8 exposições integradas no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, que se realiza entre os dias 23 e 27 deste mês. Grande parte das mostras e exposições* ocorrerá das 17h30 às 19h, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Mostras:

Dia 23

Na sala 138 do IFSC/USP, a mostra A mecânica quântica nua e crua apresentará o conceito quântico, a partir de maquetes, desenhos e outras formas visuais, com o intuito de possibilitar melhor entendimento a respeito da história da física quântica a alunos de licenciatura.

Já na sala 149, a mostra OSA Campina StudentChapter compartilhará projetos e atividades de divulgação científica na área de óptica, desenvolvidos pelo OSA Campina StudentChapter do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Optical Society of America (OSA).

A mostra História do Átomo, a ser realizada no Espaço Panepucci (IFSC/USP), terá como finalidade contar a história do átomo. Para isso, será composta por protótipos de modelos atômicos e de outros experimentos, que foram trabalhados no ensino médio.

Também no Espaço Panepucci, a mostra Ensino popular de Física com ferrofluido apresentará o aparato interativo de ferrofluido do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF/FAPESP), que ficou conhecido durante feiras de ciências e outros eventos de divulgação científica. A mostra também ocorrerá nos dias 24 e 25.

A Experimentoteca do CDCC-USP é uma mostra que deverá racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma biblioteca pública facilita o acesso a um grande número de publicações, através de um sistema de empréstimo sem custos para o usuário. O evento, que ocorrerá no Espaço Panepucci, é fruto de uma discussão entre professores que participaram do primeiro Simpósio de Integração Universidades – Escolas de Ensino Fundamental, que ocorreu em 1979, em São Carlos. A mostra também ocorrerá nos dias 24 e 25.

Na Sala do Conhecimento (laboratório 301 dos Laboratórios de Ensino de Física -LEF), haverá o Show da Física, no qual os participantes poderão assistir a experimentos que apresentarão os conceitos de física, de forma lúdica.

Dia 24

No Espaço Panepucci, através de oito banners a mostra Escola de Física CERN trará os principais tópicos e lugares explorados na Escola de Física do CERN.

No mesmo local, a mostra Ciência da Destruição (Card Game) destacará nomes de homens e mulheres que contribuíram para a ciência atual. A ideia será despertar o interesse científico dos visitantes do evento.

Já na sala 149, a mostra O uso do Software livre Algodoo no processo de Ensino Aprendizagem de Conceitos de Física Clássica permitirá que os participantes aprendam fundamentos básicos do software Algodoo, a partir do qual se pode simular conceitos de Física Clássica, em animações 2D interativas.

Dia 25

No Anfiteatro Verde (IFSC/USP), ocorrerá o Show Física no palco, cujo objetivo será difundir e popularizar a ciência para o público, estimulando a curiosidade e o interesse pelos fenômenos físicos, que serão apresentados de forma lúdica e interativa.

No Espaço Panepucci, o principal objetivo da mostra Estudo da Dinâmica Rotacional através de “Beyblades” artesanais será tornar a disciplina de física extremamente divertida, aliando a matéria assistida em sala de aula com uma brincadeira, que compreenderá a análise do movimento feito pelas “Beyblades” – piões que aparecem no desenho japonês que leva o mesmo nome.

Ainda no Espaço Panepucci, ocorrerá a mostra Laboratório com materiais alternativos, que apresentará um método experimental, baseado na utilização de materiais alternativos para se trabalhar conceitos de física.

Enquanto isso, na sala 138, a mostra Experimentoteca de Física estimulará o interesse e a curiosidade pela ciência. Nela, serão apresentados diversos experimentos que mostram fenômenos de forma lúdica e instigante.

Exposições:

Dia 23

Na sala F-149, a exposição intitulada Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI) do CEFET-MG trará atividades de ensino e divulgação de astronomia realizadas pelo GEDAI, no estado de Minas Gerais.

Dia 24

No Espaço Panepucci (IFSC/USP), a exposição Astrofotografias será composta por fotografias do Prof. Dr. Rodolfo Langhi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP), que já teve quatro imagens publicadas na extinta revista Astronomy Brasil. A exposição já foi vista em diversos outros encontros científicos.

Câmara escura de orifício será o tema de outra exposição a ser montada no Espaço Panepucci, proporcionando a interação entre os participantes do SNEF, com uma câmara escura de orifício de tamanho “gigante” .

Na exposição Design de Mobiliário expositivo itinerante para atividades de divulgação científica, será difundido um projeto de divulgação científica realizado com o apoio do CNPq e se compartilhará experiências de elaboração de atividades de divulgação científica interativas, itinerantes e de baixo custo, contribuindo para a articulação entre atividade informal de divulgação científica e a educação formal no ambiente escolar, e inspirando ideias e soluções expositivas, bem como a troca de informações.

No Espaço Panepucci, também haverá a exposição Física através da Arte, que consistirá na apresentação de uma atividade pedagógica desenvolvida com alunos do Colégio Pedro II (RJ), que produziram obras como pintura, fotografia e poesia, nas quais contêm fenômenos físicos já estudados ou conceitos que aguçaram a curiosidade individual desses jovens.

Planetário Itinerante

planetario_250

Nos dias 24, 25 e 26, das 08h30 às 13h, os visitantes poderão participar da exposição Ciência para Todos: Planetário Itinerante do CEPOF/USP, que será instalada no Anexo 18 do IFSC (ao lado do Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, no 1º piso do prédio da administração do Instituto). A exposição terá como objetivo despertar o prazer pela ciência nos jovens; levar a ciência de qualidade para estudantes e população geral; dar suporte às aulas teóricas; e fornecer acesso igualitário à ciência. 

A programação completa do XXII SNEF pode ser acessada AQUI.

*O Planetário Itinerante será a única exposição que ocorrerá em horário alternativo.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..