17 de janeiro de 2017

SNEF promove três encontros

Nos dias 23 e 24 de janeiro, ocorrerão três encontros, que se realizarão no âmbito do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, pelas 19h, nos Anfiteatros “Professor Horácio C. Panepucci” e “Verde”, ambos localizados no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

No dia 23, o Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), organizará o Encontro dos participantes da Escola de Física no CERN, a ser realizado no Anfiteatro “Professor Horácio C. Panepucci”, com o intuito de reunir interessados nesta temática e professores brasileiros que já tenham participado das diversas edições da Escola de Física da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês).

Em 24 de janeiro, no mesmo Anfiteatro, a Profa. Dra. Katemari Diogo da Rosa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), coordenará o I Encontro de professoras, professores e estudantes negras e negros na Física, no qual os participantes poderão compartilhar suas experiências radicalizadas em suas instituições de origem, além de discutir as possibilidades de inserção da temática étnico-racial no ensino de física. Aliás, o encontro será uma oportunidade para eventuais colaborações, que visem à elaboração de projetos e/ou materiais didáticos que compreendam a atuação da população negra nas ciências.

Por fim, no mesmo dia, porém no Anfiteatro “Verde”, o Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenará o encontro Física “masculina”, Cultura de Gêneros e o Ensino de Física, cujo debate compreenderá questões da cultura de gêneros e suas implicações no engajamento de estudantes da educação básica e superior.

A programação completa da 22ª edição do SNEF pode ser acessada AQUI.