22 de dezembro de 2016

O “Universitário Por Um Dia” nas Aldeias Indígenas, em Guarani

Criado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), em 2011, o Programa “Universitário Por Um Dia” tornou-se, em 2015, uma atividade itinerante que compreende a apresentação de uma palestra sobre a USP, que aborda sua história, desde a criação da Escola de Direito do Largo de São Francisco em 11 de agosto de 1827 até hoje, discorrendo sobre suas Unidades, infraestrutura, vestibular e apoio à permanência estudantil, culminando com a demonstração de experimentos de física, apresentados de maneira descontraída, e visitas pelos locais onde a atividade é realizada, quando a instituição anfitriã é da USP.

O público-alvo do programa – Alunos do Ensino Médio, bem como seus Professores e Familiares – é alcançado com o fundamental apoio das Diretorias Regionais de Ensino. Embora o Programa já tenha recebido mais de 20.000 alunos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, ele não atingiu um componente fundamental da população brasileira: os Indígenas – cuja presença no Estado de São Paulo, em particular na região da Capital Paulista, é bastante expressiva.

Ciente da importância da participação dos TITO_260Estudantes Indígenas no Programa “Universitário Por Um Dia”, o Prof. Tito J. Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, com o apoio do Educador Herbert Alexandre João e da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, contatou as Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo que são responsáveis pelas Escolas localizadas em Aldeias Indígenas, para convidar seus Alunos do Ensino Médio a participarem do Programa. Após esse contato, constatou-se que os Professores dessas Escolas também são Indígenas, com formação completa no Ensino Médio. Deste modo, decidiu-se realizar a primeira atividade de aproximação às Aldeias Indígenas, através desses Professores.

Após conversas entre o Prof. Bonagamba e a Coordenadora de Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – Região Sul 3 (SP) e também responsável pela Educação Escolar Indígena, Profa. Teresa Regina Azevedo, realizou-se, em 18 de outubro de 2016, no IFSC/USP, uma edição especial do Programa, com 20 Professores da Escola Estadual Indígena Guarani Guyra Pepó, que atende algumas Aldeias Indígenas do Estado de São Paulo, entre elas Tenondé Porã e Krukutu.

“Pude perceber que, assim como nós da Diretoria de Ensino, os Professores Indígenas adoraram todo o conhecimento adquirido durante a visita”, declarou a Profa. Teresa, nessa ocasião.

“Durante um dos intervalos desse importante evento, percebi, com grata surpresa, que, em alguns momentos, eu era o único a não estar falando e entendendo o Idioma Guarani”, relata o Prof. Bonagamba.

Ao constatar a enorme importância do emprego do Idioma Guarani para intensificar a participação dos Alunos do Ensino Médio das Aldeias Indígenas no Programa, o Prof. Bonagamba propôs a realização das atividades do Projeto do IFSC/USP nesse Idioma, com o apoio dos Professores Indígenas que já haviam participado do Programa.

Em novo contato com a Profa. Teresa, o Prof. Tito Bonagamba sugeriu a utilização do Idioma Guarani para as atividades do Programa “Universitário Por Um Dia” junto às Aldeias Indígenas. Ela recebeu a proposta de modo bastante positivo e solicitou ao Diretor do IFSC/USP que a apresentasse junto à Comunidade Indígena presente no Encontro Comunidade Educativa II CONEEI, que se realizou em 06 de dezembro de 2016, na Aldeia Tenondé Porã. A proposta foi apresentada pelo Educador Herbert Alexandre João na Conferência, tendo sido prontamente atendida.

Na Aldeia Tenondé Porã, Herbert notou que os Professores Indígenas que haviam participado do Programa ainda se recordavam dos experimentos que presenciaram no Instituto. Durante a Conferência, ele ficou impressionado com a motivação demonstrada pelos Professores Indígenas para participar das atividades propostas, nas quais eles serão os protagonistas a apresentar a USP e os experimentos de física aos seus Alunos no Idioma Guarani, com o suporte técnico e pedagógico fornecido pelo IFSC/USP.

HERBERT_500

Da esquerda à direita: Claudia (Escola Indígena), Teresa Regina Azevedo, Herbert e a supervisora Gisélia Moreira

A expectativa do Prof. Bonagamba é que a primeira edição do Programa “Universitário Por Um Dia” no Idioma Guarani, ocorra no início de 2017. Como as palestras e os experimentos serão apresentados nas Aldeias, haverá um esforço para que os Alunos Indígenas possam, posteriormente, visitar o IFSC/USP, vivenciando todas as atividades do Projeto.