6 de dezembro de 2016

Nanotecnologia é tema de duas discussões

MATTHIAS_HILLENKAMP3-300Na tarde de 5 de dezembro, o pesquisador Matthias Hillenkamp, da Universidade Claude Bernard Lyon (França), ministrou o seminário Size effects in physically prepared metal nanoparticles, que ocorreu na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Hillenkamp discutiu diferentes métodos experimentais para a fabricação e caracterização de clusters e nanopartículas em fase gasosa, através de meios físicos.

Posteriormente, pelas jorge25016h, o pós-doutorando do Grupo de Polímeros “Bernhard Gross” do IFSC/USP, Jorge Augusto de Moura Delezuk, apresentou a palestra Micro/Nanomotors: Synthesis, Application and Future, na qual falou sobre os micro e nanomotores que, na última década, têm sido desenvolvidos para uma série de aplicações, haja vista a habilidade que essas ferramentas têm de se mover rapidamente em diferentes meios.

Delezuk é licenciado em química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – Paraná) e mestre e doutor em físico-química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), tendo desenvolvido pesquisa na Universidade Claude Bernard Lyon e na Universidade da Califórnia (EUA).

Ambos os seminários foram organizados pelo Grupo de Polímeros desta Unidade.