25 de novembro de 2016

De anatomia à função, de diagnose a terapias

Em 25 de novembro, o Colloquium diei decorreu no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com a palestra intitulada De anatomia à função, de diagnose a terapias: imagens (moleculares) em farmacologia, que foi ministrada pelo ex-aluno desta Unidade e pesquisador da nicolau300Novartis (Suíça), Nicolau Beckmann.

O desenvolvimento de um novo fármaco é um processo longo e repleto de desafios. Quanto mais informações se dispõem sobre o(s) mecanismo(s) de uma doença, maior é a probabilidade de encontrar uma terapia apropriada. Por outro lado, quanto melhor e mais cedo uma enfermidade puder ser diagnosticada, maiores são as chances de poder interferir no processo patológico com uma entidade química ou biológica. Esta premissa estabelece a base para o uso de técnicas de imagens no campo da farmacologia.

Neste colóquio, Beckmann discutiu e ilustrou a relevância dessas técnicas para a obtenção e quantificação de informação anatômica, funcional, metabólica ou molecular, no contexto da pesquisa farmacológica in vivo.

Entre 1979 e 1986, Beckmann desenvolveu a graduação e o mestrado, no IFSC/USP, tendo posteriormente realizado o doutorado e o pós-doutorado na Universidade de Basel, na Suíça.

Atualmente, desenvolve pesquisas na empresa Novartis, onde utiliza técnicas de imagens para analisar o desenvolvimento de doenças e o efeito de fármacos experimentais.