23 de novembro de 2016

Orientação técnica educacional norteou encontro no IFSC

Na tarde de 21 de novembro, alunos de licenciatura em ciências exatas e professores da educação básica se acomodaram no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde participaram do encontro denominado Orientação Técnica Educacional.

Promovido pelo educador do IFSC, Herbert Alexandre João, o evento trouxe palestras ministradas pelos Profs. Drs. Márlon Pessanha, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar), e Maurício Pietrocola, da Faculdade de Educação da USP (FE/USP).

Pessanha_500

Na apresentação intitulada Princípios no planejamento didático reflexivo e exemplos de atividades envolvendo tópicos previstos no currículo do estado de SP, o Prof. Márlon falou sobre a “Prática baseada no design”, um modelo de planejamento didático, elaborado para promover a aproximação entre conteúdos teóricos e práticos.

Pietrocola_500

Pelas 16h, Maurício Pietrocola, que participou do desenvolvimento dos Cadernos do Aluno do estado de São Paulo, dissertou sobre Cultura Científica e Cultura Didática: Os desafios do Ensino de Física em Sala de Aula, tendo abordado principalmente a interação entre aluno e professor, numa perspectiva sociocultural, haja vista que, segundo ele, ambos partilham significados e símbolos do ambiente onde se inserem.

herbert_500

Herbert explicou que o encontro foi uma das iniciativas que o IFSC tem desenvolvido para manter uma relação bastante próxima entre os profissionais da educação básica e os pesquisadores da Universidade, para que esses professores possam eventualmente vislumbrar novas formas de ensino de ciências nos ensinos fundamental e médio e, inclusive, uma formação continuada ou em nível de pós-graduação.

É através de iniciativas, como este encontro, que o IFSC também tem divulgado outras atividades de interesse aos educadores, como a 22ª edição do evento bianual intitulado Simpósio Nacional de Ensino de Física – XXII SNEF, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, no IFSC/USP. “É importante que os professores se motivem a ter contato com colegas de todo o Brasil, discutindo em torno do ensino de física e do que se pode melhorar nesse sentido”, enfatizou Herbert.

Muitos alunos em uma única sala de aula e pouco tempo para ministrar todo o conteúdo exigido pelo estado são, para parte dos professores que participou do encontro, alguns dos principais desafios que os educadores enfrentam ao ensinar física ou ciências gerais.

james_500

James Colemam Alves foi aluno do IFSC, através do curso interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, e participou do encontro. Hoje, ele ensina física na Escola Estadual Joaquim de Toledo Camargo, em Itirapina (SP). Em quatro oportunidades, trouxe seus alunos para participarem do programa do IFSC intitulado Universitário Por Um Dia (1Dia), em que visitantes vivenciam a rotina acadêmica dos estudantes uspianos.

Embora acredite viver numa região privilegiada do Brasil, James confessou que o tempo é o seu grande inimigo, quando tenta ensinar física. “É sempre bom buscar novos truques com quem ajudou a elaborar os Cadernos do Aluno do estado [referindo-se ao Prof. Maurício Pietrocola], porque as perspectivas metodológicas desses materiais demandam mais horas de aula do que já tenho disponível semanalmente, para poder passar o conteúdo completo aos alunos”.

eduardo_500

Eduardo Kakuda é professor de ciências na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos. O docente, que também foi aluno do IFSC, mantém uma parceria com a Unidade, através do Cientista do Amanhã, um programa de Iniciação Científica Júnior idealizado pelo Instituto de Física de São Carlos.

Há vinte anos ministrando aulas, o maior desafio de Eduardo – em sala de aula – é o grande número de alunos que há em cada turma, cuja maioria não tem uma base matemática fortificada, dificultando a transformação de fenômenos científicos em linguagens matemáticas. “É importante para nós, professores, somarmos novas metodologias de ensino em nosso dia a dia, porque precisamos inovar sempre”.