10 de novembro de 2016

Participação ativa em evento internacional de inovação

Durante a semana que agora termina, decorreu no auditório do Centro de Difusão Internacional – CDI, campus da Universidade de São Paulo, o BIN @SP 2016 – Business and Innovation Network, evento que ocorreu até dia 09 de novembro.

O evento, que já é realizado internacionalmente há vários anos, foi organizado pela AUSPIN-Agência USP de Inovação, representando a USP, além da Universidade do Porto e a Universidade de Sheffield. O coordenador geral do evento foi o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, juntamente com toda a equipe da AUSPIN. O Reitor da USP, Marco Antonio Zago participou da cerimônia de abertura e falou sobre a grande importância da transferência de tecnologias inovadoras dentro da rede internacional BIN@, a qual conta com parceiros acadêmicos e industriais que se apoiam mutuamente para a criação deste fórum, que traz ótimas oportunidades de parcerias em inovações.

auspin1-500

O BIN @SP 2016 destina-se a criar oportunidades de colaboração entre diferentes setores empresariais e institutos de pesquisas. O evento contou com centenas de participantes e ocorreu paralelamente ao ELAN – European and Latin American Network, o qual promove estreito relacionamento na área de pesquisa e inovação entre empresas e Instituições de pesquisas europeias e latino americanas. Segundo a Coordenadora de Difusão Científica e Inovação do CEPOF, Dra. Wilma Barrionuevo, ambos os eventos trouxeram grandes oportunidades de negócios e de desenvolvimento tecnológico, o que agradou em muito aos seus participantes, os quais concretizaram inúmeras parcerias envolvendo os mais diversos setores: empresas, universidades, consultores, estudantes, agências de fomento e investidores independentes. Estes eventos focaram ainda os aspectos de sustentabilidade ambiental, saúde e desenvolvimento social.

O BIN @SP 2016 contou também com a presença do Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito Bonagamba (na foto com o Prof. Dr. Antonio Adilton Carneiro, presidente da Fipase, e com o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação), que elogiou o evento e disse que faz sempre o possível para participar de todos os eventos relevantes promovidos pela comunidade acadêmica do IFSC/USP.

auspin2-500

A participação de professores e estudantes do IFSC/USP no evento foi expressiva. No segundo dia, os participantes puderam assistir à Sessão Ciência e Inovação, apresentada por professores do IFSC/USP vinculados ao CEPID CEPOF – Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica. A mesa de debates do CEPOF contou com os professores Vanderlei Bagnato, Jarbas Caiado Neto e Euclydes Marega, que, na circunstância, fez questão de salientar que o principal objetivo do CEPOF é associar o conhecimento científico a inovações tecnológicas, além de promover a instalação de startups e colaborar com as iniciativas empresariais já existentes.

auspin3-500

Na sequência, foram apresentadas as inovações tecnológicas do CEPID CIBFar, pelos professores do IFSC/USP, Glaucius Oliva e Adriano Andricopulo. Segundo o Prof. Dr. Glaucius Oliva, o CIBFar desenvolve pesquisas em colaboração com a indústria farmacêutica e com institutos de pesquisas no setor da saúde, além de atuar no desenvolvimento de programas que envolvam alunos de graduação e de pós graduação.

Difusão de Ciência e Tecnologia

A Equipe de Difusão Cientifica e Inovações Tecnológicas do CEPOF apresentou no BIN @SP 2016 os equipamentos tecnológicos desenvolvidos pelo LAT- Laboratório de Apoio Tecnológico, representado no evento pelo engenheiro Daniel José Chianfrone e pelos alunos de doutorado do IFSC/USP, Bruno Pereira de Oliveira e Marlon Rodrigues Garcia, os quais também entrevistaram pesquisadores para a transmissão do evento por canais de TV. Além disso, foram exibidos os kits educacionais educativos Aventuras da Ciência, desenvolvidos por professores universitários e produzidos pela empresa Educar. Os kits foram apresentados por sua diretora executiva, Mirian Barbosa.

auspin4-500

Além da participação no setor científico e tecnológico, a Equipe de Difusão Científica do CEPOF foi a principal responsável pelo sistema de imagens e som do evento, o que incluiu a utilização de três telões alocados simultaneamente no palco do evento, além de filmagens para TV e de todo o sistema de áudio. Essa atividade foi coordenada pelos profissionais, Brás José Muniz, Marcel Eduardo Firmino, Anderson Rodrigues Muniz, Sergio Candiano, Evaldo Carvalho e pelo Engenheiro Elétrico do LIEPO, João Marcelo Nogueira.

(Com informações da Dra. Wilma Barrionuevo)