27 de outubro de 2016

Juventude em concerto com a USP-Filarmônica

Inserido na série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos – temporada 2016 -, decorreu no dia 26 de outubro, pelas 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, o 69º Concerto USP – Filarmônica (o penúltimo de 2016) com a apresentação de obras de Ludwig van Beethoven, Giacomo Puccini e Wolfgang Amadeus Mozart, sob a regência do maestro Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, sendo destaque as participações do solista Carlos Vogt, em piano, e do cantor Luís Felipe Sousa (baixo).

con1

O cantor Luís Felipe Sousa, com apenas 18 anos de idade, nasceu em Batatais, iniciou seus estudos de canto com Camilo Calandreli e vem atuando como solista da Companhia Minaz. Cursando seu primeiro ano no Departamento de Música da FFCLRP-USP, é aluno do Bacharelado em Canto na classe da Profª. Drª. Yuka de Almeida Prado e integra, como solista, a Oficina Experimental da Voz, sob regência da Profª. Drª. Silvia Maria Pires Cabrera Berg, tendo sido bolsista da 2ª Academia de Canto em Trancoso.

con5

O jovem cantou no coro do festival regido pelo maestro Rolf Beck e participou de masterclasses com Francisco Campos e Lucia Duchonova. Vem cantando em workshops de importantes nomes do cenário operístico, como Abel Rocha, Rodolfo Giugliani, Graciela Araya e Emanuele Servidio, entre outros. Neste concerto, pela USP-Filarmônica, fez seu debut como solista de uma orquestra e mostrou o poder melodioso e a segurança de sua voz, em duas belas árias: Vecchia Zimarra, ária do filósofo Colline, da ópera La Bohéme, de Puccini (1895), e Madamina – il catalogo équesto, ária de Leporello, da ópera Dom Giovanni, de Mozart (1787). Simplesmente fantásticas suas interpretações.

Já Carlos Vogt, com apenas 20 anos, é aluno do Curso de Música – Bacharelado em Instrumento (piano) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP e foi 1º colocado no Concurso Nacional de Piano USP – Steinway – Caio Pagano, em 2016 (turno 18 – 30), tendo sido esta sua apresentação em São Carlos a primeira que fez em público. Durante os breves ensaios que antecederam seu concerto, Carlos Vogt apostou enormemente em sua concentração, tendo lutado, inclusive, com alguns imprevistos decorrentes de uma deficiência técnica que subitamente ocorreu no piano, o que não o impediu de fazer uma interpretação absolutamente impecável, por vezes comovente, acompanhada por uma orquestra que dispensa qualquer comentário.

con4

Enquanto ouvíamos e observávamos a interpretação de Carlos Vogt no Concerto para Piano e Orquestra em Dó maior – op.15, nomeadamente, através do I – Allegro – II – Largo e III Rondó – Allegro scherzando, foi inevitável não nos recordarmos de prosas que ficaram em nossas memórias e que nos remetem a outras melodias, a outros toques, a reflexões intemporais:

Ainda ontem, na silenciosa manhã, dava por mim a tocar nas frias teclas de madeira do meu piano. Abria as velhas partituras de infância, sentindo a preguiça dos músculos em fazer a música soar. Mas, cada nova tecla que carregava a memória regressava e o sorriso vinha liberto… Fechava os olhos e o corpo relembrava cada toque frágil da madeira a tocar na corda… ai leviano! E em momentos simples como este, encontramos um nota de felicidade escondida, mas certa por se revelar. Apenas ali aguardando por nós, meros mortais, de a aconchegar. Apenas ali escutando entre os demais a suavidade do voar. Repouso agora sobre elas, as partituras, com um ar sonhador tentando decifrar cada emoção de quem as escrevera. Se pensariam como eu em análises, escalas, acordes e cadências… Se apenas libertavam o seu espirito às experiências. Seremos nós, nos dias de hoje, a era mais livre na invenção e ao mesmo tempo a mais restrita desta era? (Mafalda Sanches).

intro

Este evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

con3

O próximo e último concerto da USP – Filarmônica nesta temporada de 2016, está marcado para o dia 28 de novembro, igualmente no Teatro Municipal de São Carlos.

Fique atento à programação deste evento, que será brevemente anunciada neste site.