25 de outubro de 2016

IFSC participa com estande na Praça XV de Novembro

No último domingo, 23 de outubro, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) participou da iniciativa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2016, através de uma tenda montada na Praça XV de Novembro, que abrigou um estande com o intuito de divulgar as atividades da Unidade, tendo demonstrado alguns experimentos de física.

Recordamos que a SNCT-2016 promoveu diversos eventos em várias regiões do Brasil, entre os dias 17 e 23 de outubro, com o tema Ciência Alimentando o Brasil, sendo que a tenda montada na Praça XV de Novembro abrigou outras unidades do campus, tendo sido uma iniciativa do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus USP São Carlos e do Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC/USP.

Aqueles que visitaram o estande do IFSC/USP puderam conferir dois experimentos que têm aplicações tecnológicas: um freio magnético, que é muito utilizado em carros de Fórmula 1, e um giroscópio, que é fundamental para a pilotagem – com ele, é possível definir, por exemplo, a inclinação de um avião.

Para o educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João, o fato de os institutos saírem do ambiente universitário e irem à Praça quebra uma barreira que há entre a universidade e a população. “Muitas vezes, os eventos realizados na universidade são gratuitos e, mesmo assim, contam com pouca participação da sociedade. Talvez isso aconteça pelo fato de muitos acreditarem que a universidade é elitista e para poucos. Então, o objetivo de trazer uma tenda para a Praça é mostrar que a universidade é feita por todos e para todos”.

herbert_500

Herbert (o primeiro à direita) ao lado de integrantes do estande do IFSC/USP

Há vinte anos em São Carlos, o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), José Antônio (46 anos), sempre leva o filho, Vinícius Marchetti (10 anos), para visitar os eventos que a USP realiza na Praça XV de Novembro. Neste ano não foi diferente. Atento às explicações dadas pelos integrantes do estande do IFSC, o que mais atraiu a atenção de Vinícius durante o evento foi um tabuleiro de xadrez instalado no centro da tenda. O tamanho das peças, bem como da base do tabuleiro, era maior que o tradicional.

Apaixonado por computação e informática, aos dez anos ele já admira “tudo” em ciências, principalmente, química. “Eu sempre gostei de química… Você pode fazer vários experimentos… Várias coisas diferentes”, comentou Vinícius, tímido.

vinicius_e_jose_500

Vinícius e seu pai, José Antônio