24 de outubro de 2016

Os sistemas quânticos e as grandezas físicas que lhes descrevem

No Colloquium diei que ocorreu em 21 de outubro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Irene D’Amico, da Universidade de York (Reino Unido), apresentou a palestra Metric Space Approach to Quantum Mechanics.

Os estados quânticos, suas propriedades e dinâmicas são aspectos fundamentais para o entendimento do mundo quântico. O tema tem recebido mais atenção com o aumento das tecnologias quânticas. Tais sistemas são importantes para descrever pequenas quantidades de matéria, como, por IRENE_250exemplo, moléculas, átomos e íons. Tanto os sistemas quânticos como a mecânica quântica – teoria que lhes descreve – estão entre os pilares da física moderna.

No citado colóquio, a Profa. Irene discorreu a respeito de estudos que tem desenvolvido no âmbito dos sistemas quânticos, tendo, inclusive, apresentado resultados inéditos de suas pesquisas.