14 de outubro de 2016

3ª Oficina de Instrumentação Científica e Inovação Tecnológica

Realiza- se entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, a terceira edição da Oficina de Instrumentação e Inovação Tecnológica (o2i 2016), um evento promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e que tem como objetivo principal promover a interação entre as áreas de P&D do CBPF com o setor produtivo, proporcionando cooperação do CBPF com empresas públicas e privadas e reunir físicos, engenheiros, empresários e funcionários de instituições governamentais que estão empenhados em promover o desenvolvimento de inovação tecnológica com base científica no Brasil.

Dividido em três partes distintas, o evento apresentará, nomeadamente, os desenvolvimentos tecnológicos realizados pelo CBPF em suas diversas atividades de P&D, uma abordagem lata sobre Inovação e P&D, segundo a visão das empresas, e a realização de mesas redondas, abordando temas, como, por exemplo, os desafios da inovação com base científica no país e o papel da Física e da instrumentação científica.

No capítulo dedicado aos minicursos, que ocorrerão no dia 19, irão acontecer duas apresentações em temas correlacionados a Instrumentação Científica e Inovação Tecnológica, a saber:

Minicurso 1: Computação Científica e Programação em SCILAB;

Minicurso 2: Inovação – Transformando P&D em Oportunidades de Negócios;

Tendo como principal público-alvo, profissionais, estudantes, professores e empresários com interesses em Ciência, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação promovidos nas áreas da Física, Engenharias, Química e em áreas ligadas à saúde humana e ciências afins, os objetivos específicos deste evento se congregam em quatro pontos:

• Estimular a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico em parceria.

• Promover a relação entre centros de pesquisas e empresas.

• Divulgar a Instrumentação como geradora de inovação.

• Discutir os desafios, analisar resultados e propor metas.

No terceiro dia do evento, o destaque vai para as apresentações que irão ser feitas pelo diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, que dissertará sobre o tema A Pesquisa Desenvolvida no Âmbito da Academia pode Contribuir ao Desenvolvimento da Indústria?, e a do ex-aluno de nosso Instituto, Daniel Martelozo Consalter, subordinada ao tema Soluções utilizando Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

Para obter mais informações sobre este evento, clique AQUI.