5 de outubro de 2016

Francês, escocês e holandês dividem prêmio

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Química – 2016 são o francês Jean-Pierre Sauvage (University of Strasbourg), o escocês J. Fraser Stoddart (University Evanston) e o holandês Bernard L. Feringa (University of Groningen), premiados pelo design e síntese de moléculas com movimentos controláveis, que podem realizar uma tarefa quando as mesmas recebem energia: em suma, são as menores máquinas moleculares do mundo.

O Secretário – Geral da Academia Real Sueca de Ciências, entidade responsável pela atribuição do Prêmio Nobel, Göran K. Hansson, afirmou á imprensa que embora o desenvolvimento das máquinas moleculares esteja ainda em estágio inicial, elas poderão ser usadas para gerar sensores, sistemas de armazenamento de energia e novos materiais capazes de se adaptar a uma mudança em seu ambiente e de assumir certas funções corporais. Por exemplo, um dos destaques das aplicações das designadas “máquinas moleculares” será na área da medicina, antevendo-se que, através de nanorobôs, seja possível transportar medicamentos diretamente em células cancerígenas doentes.