4 de outubro de 2016

“O Futuro no Mercado de Trabalho”

Começou ontem, dia 03 de outubro, a 11ª edição da SELIC – Semana da Licenciatura em Ciências Exatas, que envolve a participação dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas oriundos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo, evento que ocorre desde 2006 e que este ano tem como tema CRISTINA300central O Futuro no Mercado de Trabalho.

A mesa de honra da abertura do evento foi constituída pela Vice-Diretora do ICMC, Profa. Maria Cristina Oliveira, Prof. Valmor Mastelaro, Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IFSC, em substituição do diretor da Unidade, Prof. Germano Trimiliosi Filho, Diretor do IQSC, Profa. Cibelle Celestino Silva (IFSC), representante da Comissão de Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Prof. Sérgio Ricardo Muniz (IFSC), representante da Comissão Organizadora Docente da XI SELIC e a aluna Letícia Pradella, representante da Comissão Organizadora Discente da XI SELIC.

No uso da palavra, a Profa. Maria Cristina Oliveira salientou o fato de o Brasil permanecer carente de profissionais que possuam conhecimentos sólidos na área de ensino de ciências, motivo pelo qual o tema escolhido para esta edição da SELIC está perfeitamente adequado à realidade atual. A docente chamou a atenção dos alunos para VALMOR300o fato de estarem em pauta diversas propostas de alteração no ensino médio e nas mudanças que se tornam necessárias implementar na área da educação, que estão intimamente ligadas com a problemática relacionada à valorização e formação dos professores. “Há a necessidade de se discutir isso porque é o seu futuro que está em causa, são discussões que só podem ocorrer com a participação dos professores e daí a importância deste evento”, sublinhou.

Já para o Prof. Valmor Mastelaro, é importante dar apoio e este eventoe, para isso, o IFSC sempre esteve ao lado das comissões organizadoras em todas as edições da SELIC. “Nesta edição, como nas anteriores, o apelo vai para a reflexão sobre o curso e, neste caso concreto, sobre as saídas profissionais, com um GERMANO300olhar muito atento para o mercado de trabalho e para um futuro melhor para todos vocês”, sintetizou o orador.

No seu discurso, o Prof. Germano Trimiliosi Filho destacou a importância do curso, no qual participou direta e ativamente para a sua criação, tendo ressaltado a forma como evoluiu e se aprimorou ao longo do tempo. Para o orador, o docente não serve para ensinar alguns, mas para ensinar a todos. “O IQSC está cogitando iniciar um curso experimental para futuros docentes, no sentido de auxiliar, por exemplo, os meios de comunicação no tratamento de matérias científicas na área da química. O que vemos atualmente são notícias muito truncadas e incorretas relacionadas com a química, que acabam por confundir CIBELLE300o público e informá-lo mal, e nós queremos auxiliar nesse tipo de informação, contudo sem interferir na área jornalística”, sublinhou o docente. Para o orador, ser docente é uma profissão que se carrega para o resto da vida.

Já a Profa. Cibelle Celestino Silva manifestou sua alegria pela escolha do tema, dada a situação que o país está vivendo, principalmente na profissão de docente, tendo transmitido sua insatisfação em face á Medida Provisória (em discussão) que deixa de considerar como condicionante, na docência, a Licenciatura, passando apenas a exigir “notório saber”, denominação que para a docente é um mistério em termos de interpretação. “Também existe uma proposta que vocês devem prestar atenção: trata-se da PEC-241 (Proposta de Emenda Constitucional)SERGIO300 que pretende congelar os gastos públicos pelo prazo de vinte anos e que irá comprometer toda a área de educação no país. Daí a importância do tema que vocês escolheram para esta SELIC, pois ele é fundamental para o futuro de todos vocês, para o futuro do nosso país”.

O Prof. Sérgio Ricardo Muniz recordou a particularidade do curso ser partilhado por alunos de três institutos do Campus USP – São Carlos (ICMC/IFSC/IQSC), fato que o torna bastante abrangente, tendo elogiado o fato da organização ter decidido que, este ano, todas as atividades do evento fossem distribuídas pelas Unidades, ao contrário do que vinha acontecendo. LETICIA300Por outro lado, Sérgio Muniz enfatizou a necessidade dos futuros docentes vislumbrarem uma forma mais abrangente de atuar junto da sociedade, na área da educação, em face das novas formas de comunicação que se apresentam como novas oportunidades de atuação.

Finalmente, a aluna Letícia Pradella fez questão de realçar o cuidado com que o evento foi idealizado e organizado por todos os alunos envolvidos “É este evento que nos ajuda a preparar para o nosso futuro profissional, pois organizar um evento destes não é fácil, tem muitos pormenores. Foi um tema muito bem escolhido, já que o que está em causa é o nosso futuro”, comentou ela.

Para conferir a programação da XI SELIC, clique AQUI.