14 de setembro de 2016

Física Biológica, Redes Booleanas e Esquistossomose

No Journal Club que decorreu na manhã desta quarta-feira, 14, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Dra. Rita Maria Zorzenon dos Santos, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (DF/UFPE), ministrou a palestra Física Biológica, Redes Booleanas e Esquistossomose: uma parceria que permite uma visão sistêmica da doença.

RITA_SANTOS_250Com base numa abordagem de Física Estatística, a Profa. Rita determinou quais são os elementos principais – células e sinalizadores (citocinas) – que regem a dinâmica da resposta imune na fase crônica da infecção pelo Schistosoma Mansoni em humanos. Através da identificação desses elementos e da forma como ocorre sua interação, a docente construiu uma rede entre eles. Tal rede foi analisada dentro de uma aproximação booleana, obtendo-se, assim, os atratores da dinâmica.

Os atratores obtidos reproduzem os diferentes comportamento clínicos observados em humanos, e os tamanhos das bacias de atração que representam os diferentes casos clínicos são proporcionais às taxas de incidência populacional destes casos. Esses resultados são validados por observações específicas de sinalização em humanos e camundongos, e o modelo permite entender as similaridades entre as observações em humanos e aquelas obtidas no estudo de modelo animal.

A Profa. Rita Santos é graduada e mestre em física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e doutora em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com pós-doutorado pela Escola Normal Superior de Paris (ENS/Paris), na França.