Notícias

8 de setembro de 2016

USP obtém melhor classificação em ranking internacional

A USP subiu 23 posições, passando para a 120ª posição no QS World University Ranking, divulgado no dia 5 de setembro, pela Quacquarelli Symonds, USP_LOGO_MODERNOorganização britânica de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior, sendo considerada a melhor posição alcançada pela Universidade desde que o ranking passou a ser divulgado, em 2010.

Em declarações à Assessoria de Imprensa da USP, o reitor, Prof. Marco Antonio Zago, afirmou que este resultado mostra que o reconhecimento e o prestígio da USP fora do país estão aumentando gradativamente e, embora se constate algumas oscilações anuais, a posição da USP está consolidada como uma das melhores Universidades não só da América Latina, mas também da Ibero-América – fato que já era conhecido, mas que se popularizou com o surgimento dos rankings.

Neste ano, o QS World University avaliou mais de quatro mil universidades no mundo e classificou as 900 melhores instituições, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

Em 2016, a USP se destacou em dois desses indicadores. No item reputação acadêmica, que considera a opinião de pesquisadores sobre as melhores universidades de pesquisa do mundo, a Universidade subiu quatro posições, passando do 51º para o 47º lugar. No indicador reputação entre empregadores, que avalia a opinião dos empregadores sobre as instituições que formam os melhores profissionais, o avanço foi mais expressivo: a USP passou da 57ª posição, em 2015, para a 45ª, em 2016.

Apesar do bom desempenho, o reitor da USP salientou que essas classificações devem ser analisadas com algumas ressalvas, já que, segundo ele, não podem ser transformadas em metas, já que o que está verdadeiramente em causa é melhorar a Universidade de uma forma geral.

De qualquer maneira, o dirigente entende que a classificação incentiva a coleta e a análise de dados dentro da própria Instituição, revelando aspectos importantes como, por exemplo, que o impacto das pesquisas produzidas pela USP é equivalente ao de outras boas universidades do mundo, embora o percentual de colaboração com pesquisadores internacionais ainda possa e deva ser melhorado, sendo igualmente inegável que a boa reputação da USP nos rankings internacionais tem um impacto muito positivo nas parcerias com outras Universidades, facilitando o intercâmbio de pesquisadores e o desenvolvimento de projetos de pesquisa com financiamento conjunto.

Neste novo ranking, além da USP, a segunda melhor posicionada entre as universidades brasileiras foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 191ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no 321º lugar.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..