26 de agosto de 2016

Vórtices vetoriais e as desigualdades quânticas na ótica clássica

Na mais recente edição do programa Colloquium diei, que decorreu pelas 10h30 do dia 26 de agosto, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Antonio Zelaquett Khoury, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou a palestra Vórtices vetoriais e as desigualdades quânticas na ótica clássica.

Nesse colóquio, o docente discutiu ANTONIO_KHOURY_300analogias do emaranhamento na ótica clássica e o significado físico das desigualdades quânticas, como a desigualdade de Bell, tendo descrito os modos de propagação da luz em regime paraxial e a existência de estruturas não-separáveis.

Além disso, o Prof. Khoury abordou a quantização dos modos associados aos vórtices vetoriais, bem como a relação entre emaranhamento quântico e estruturas não-separáveis.

Em 1987, Antonio Khoury graduou-se em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo concluído o mestrado e o doutorado – também na área de física – na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na década de 1990. Posteriormente, realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Laboratoire Kastler Ecole Normale Supérieure (França).

Revisor de uma série de revistas científicas, o Prof. Khoury atua na área de óptica quântica, desenvolvendo estudos sobre lasers, micromasers, estatística de fótons, estatística de bombeamento, ruído quântico e largura de linha.