25 de agosto de 2016

O IFSC na “10ª Feira USP e as Profissões”

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) esteve presente na 10ª Feira USP e as Profissões, que transcorreu no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), em São Paulo, e que, segundo a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP), que organiza o evento anualmente, recebeu a visita de mais de 60 mil pessoas.

unnamed_250Realizado no âmbito do programa “USP e as Profissões”, o evento é uma iniciativa em que os estudantes de ensino médio e vestibulandos têm contato com docentes e alunos de cerca de trezentos cursos da USP, através de estandes onde são apresentados os cursos de suas respectivas unidades, esclarecendo dúvidas e dando informações sobre as formas de ingresso na Universidade (SiSU/ENEM* e FUVEST**) e dos programas de apoio à permanência estudantil, que incluem os auxílios de moradia, alimentação e aquisição de livros.

A organização do estande do IFSC/USP ficou a cargo dos docentes João Renato Carvalho Muniz, Leonardo Maia, Sérgio Muniz e Tereza Mendes, do educador Herbert Alexandre João e dos estudantes Ana Laura Junqueira Ferreira, André Longo de Faria, Anildo Lara, Bruno Andrade Ono, Eliane Gniech Karasawa, Ismael Garcia Pereira, Israel Garcia Pereira, Jessica Cristina Ramos, Leticia Cristina Chiavini do Couto Pradella, Maria Carolina Kherlakian, Mariana Tambarussi Ribeiro e Robson Douglas da Silva Martins.

Centenas de alunos que visitaram o estande do Instituto puderam conferir instrumentos que demonstram aplicações da física no desenvolvimento tecnológico, incluindo um equipamento relacionado aos sistemas de freios dos carros utilizados em corridas de Fórmula 1.

Nos três dias do evento, os organizadores do estande do Instituto se reuniram com visitantes numa sala de bate-papo, onde apresentaram a palestra IFSC/USP e o mercado de trabalho, que contextualizou a história da Universidade e os cursos oferecidos pelas unidades uspianas, bem como os aspectos dos cursos oferecidos pelo IFSC e a carreira de um profissional com formação em física. Nessas ocasiões também foram apresentadas edições do Show da Física. Iniciativa tradicional no IFSC, o show é composto por experimentos de física que são apresentados ao público de maneira didática e descontraída.

Durante três ocasiões em cada dia do evento, houve também a apresentação de um projeto-piloto semelhante ao programa Universitário por Um Dia (1Dia) itinerante, que já ocorreu em algumas cidades do interior paulista, incluindo São Carlos. No IFSC, o programa recebe estudantes do ensino médio, que passam um dia no campus USP São Carlos, vivenciando o ambiente acadêmico. Em 2017, algumas edições deste projeto itinerante deverão ocorrer no Parque CienTec e na Agência USP de Inovação (São Paulo), graças a esforços do diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba.

HERBERT_500

Apenas na sala de bate-papo e nas palestras do projeto-piloto, o IFSC atendeu aproximadamente 300 visitantes. Herbert explica que uma parte expressiva dos vários alunos que visitaram o estande do IFSC mostrou interesse direto no curso de física. “Muitos alunos demonstraram interesse em conhecer o nosso curso e nos apresentaram várias dúvidas”, destaca o educador, acrescentando que a divulgação da nova grade curricular dos cursos oferecidos pelo IFSC, que entrará em vigor a partir de 2017 com atividades mais flexíveis, foi a característica que mais despertou a atenção daqueles que visitaram o espaço dedicado à Unidade, na Feira.

O Prof. João Renato diz que, tradicionalmente, os estandes do IFSC fazem sucesso nas edições da Feira tanto pelos apelos lúdico e chamativo das demonstrações de simples experimentos de física, como pela oportunidade que os alunos – e inclusive pais – têm de conhecer a física e a profissão do físico, interagindo com docentes e alunos da área.

Joo_Renato_1_500

Contudo, particularmente nesta 10ª edição, o estande do IFSC recebeu um excelente número de visitantes, inclusive, no sábado (20/08), dia em que geralmente o número de visitas diminui. “As salas de bate-papo ficaram lotadas! Nas Feiras de Profissões, sábado é um dia muito especial, pois temos a oportunidade de conversar com um número maior de pais que acompanham os alunos nas visitas aos estandes. É uma oportunidade única de discursar um pouco mais sobre a física e abordar temas gerais sobre a Universidade, além de aspectos diretamente ligados com a cidade de São Carlos e que são importantes para os estudantes, como moradia, segurança, custo de vida etc.”, comenta ele, reforçando que houve um grande interesse dos visitantes pelo estande do IFSC no evento.

Para João Renato, numa época em que as inscrições para os vestibulares estão em pleno “vapor”, o IFSC/USP, através de seu estande, é capaz de nortear as decisões e esclarecer as últimas dúvidas sobre os cursos oferecidos pela Unidade. Em suma, a participação do IFSC/USP na Feira, segundo o docente da Unidade, é importante para o próprio evento, já que, além do suporte, torna-se uma atração natural e esperada pelos visitantes.

sergio_muniz_500

Prof. Sérgio Muniz em conversa com alunos visitantes

*Sistema de Seleção Unificada/Exame Nacional do Ensino Médio;

**Fundação Universitária para o Vestibular.

(Créditos – Imagens 1 e 4: Herbert Alexandre João)