8 de agosto de 2016

Time Enactus CAASO-USP conquista o quinto lugar

enactus_logoO Time Enactus CAASO-USP conquistou o quinto lugar na liga principal do Campeonato Nacional Enactus do Brasil, que aconteceu nos dias 7 e 8 de julho, em Fortaleza (CE). O time, formado por estudantes de todas as unidades do campus USP São Carlos – incluindo o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) -, disputou o pódio do concurso ao lado de outras trinta e seis equipes brasileiras. Os grupos integram o projeto Enactus, que envolve equipes do Brasil e do exterior, visando à criação de iniciativas empreendedoras, que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para a graduanda da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e coordenadora geral do Time Enactus CAASO-USP, Bruna Merola Mendes (21 anos), a conquista é mais do que uma recompensa pelos projetos que sua equipe tem desenvolvido em algumas comunidades da região de São Carlos: é a garantia de que suas iniciativas têm ido ao encontro dos objetivos do projeto Enactus. “Esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo e que temos cooperado com pessoas que precisam de ajuda”, diz ela, cuja equipe é integrada por 39 alunos, que recebem orientações dos docentes da EESC/USP, Profs. Drs. Evaldo Luiz Gaeta Espindola e Lauralice de Campos Franceschini Canale.

BRUNA_500

Bruna Merola Mendes

Na ocasião, o Time recebeu os prêmios KPMG de Ética e Integridade, em reconhecimento às suas ações, e Walmart de Empoderamento Feminino, dedicado a um dos projetos da equipe: o MadreChef. Esta iniciativa teve início quando os membros do Time conheceram o projeto Madre Cabrini, voltado a jovens carentes, e souberam do desejo que algumas mães desses jovens tinham de trabalhar com culinária.

Através do projeto, uma mãe que vive no Jardim Gonzaga tem produzido, fabricado e entregado bolos de pote. Mais recentemente, o Time conheceu o Centro Espírita Chico Xavier, sediado no Jardim Gonzaga, que, aos domingos, desenvolve atividades com mães que não têm oportunidades de trabalhar. Ao notarem a falta de produtos caseiros sendo comercializados no bairro, a equipe teve a ideia de integrar mais quatro mães, conhecidas no Centro, no MadreChef, para que elas possam utilizar a cozinha dessa associação espírita, para fazer os produtos a serem comercializados.

Além do MadreChef, outro trabalho que se destacou no campeonato foi o GerAÇÃO Helena, a partir do qual o Time em questão tem apoiado quatorze famílias do Assentamento Santa Helena, localizado próximo ao Centro de São Carlos. Em colaboração com membros da sociedade Ordem DeMolay, a equipe uspiana distribuiu filtros de água para instalação nas residências de todas as famílias desse local e, em parceria com a Embrapa*, instalou cloradores de água nos lotes do povoado. Além de terem firmado parcerias com uma dentista e uma nutricionista, que têm apoiado os moradores do Assentamento, os alunos adquiriram também um biofertilizante para adubar o solo onde as famílias plantam seus alimentos.

Há anos, essas famílias produziam diversos produtos orgânicos, mas tinham dificuldades para comercializá-los. Por isso, o Time também colaborou com a renda financeira dos moradores do local, comercializando cestas com os alimentos cultivados por essas famílias. Com a iniciativa, houve um aumento de 36% da renda da comunidade.

Por enquanto, as cestas estão sendo comercializadas na EESC/USP e os alunos têm sido responsáveis por contatar os clientes. Mas, segundo Bruna, em 2017 as famílias do Assentamento já poderão se encarregar de contatar os clientes e de comercializar seus produtos, de maneira mais independente.

O grupo de alunos também tem desenvolvido o projeto G Alfa, que visa à diminuição da evasão de alunos na escola estadual Jesuíno de Arruda, também em São Carlos. O objetivo da ação é tornar o ambiente escolar mais atrativo aos estudantes e aproximar os alunos de seus professores e familiares, através da implantação de uma horta.

Durante o Campeonato Nacional, o Time foi avaliado por mais de oitenta líderes de negócio. Bruna explica que cada feedback foi analisado pelos membros da equipe, que já têm idealizado um quarto projeto: intitulado G Beta, ele deverá ter como público-alvo indivíduos do bairro Santa Felícia.

Foto_do_Time_Enactus_CAASO_USP_em_evento_500_-_ARQUIVO_PESSOAL

Time Enactus CAASO-USP no Campeonato Nacional (Foto: arquivo pessoal)

*Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.