18 de julho de 2016

Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira

Com 81 anos, faleceu no início da tarde deste domingo (17) o Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira. Embora o docente lutava contra o Alzheimer, ainda não foi divulgado o motivo do óbito. O velório ocorrerá das 8h às 13h desta segunda-feira (18), no prédio principal da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP/USP). O enterro ocorrerá nesta segunda, às 15h, no Cemitério Bom Pastor.

SergioFerreiraDocente do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, o Prof. Sérgio graduou-se em Medicina e doutorou-se em Farmacologia na USP, tendo desenvolvido pós-doutorado no Royal College of Surgeous of England (Inglaterra). Foi Coordenador de Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Entre suas pesquisas, destaca-se a descoberta do Fator de Potenciação da Braticinina, substância derivada do veneno da serpente jararaca, que pode combater o aumento excessivo da pressão arterial. Esse trabalho viabilizou o desenvolvimento do medicamento Captopril, indicado para o tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e neufropatia diabética.

(Com informações do portal A Cidade On – Ribeirão Preto)