15 de julho de 2016

Óptica e mão na massa

Os principais conceitos sobre óptica moderna, inseridos no tema Física Moderna, foram os destaques da programação estipulada para o quinto dia da EFC-2016 (14/07), uma temática que foi amplamente explorada pelo Prof. Cléber Mendonça (IFSC/USP), ao longo do período da manhã, envolvendo os conceitos da física moderna.

CLEBER_500

No decurso da aula, Cléber Mendonça teve a oportunidade de explicar e de dialogar com os jovens estudantes sobre os princípios fundamentais da óptica, a interação da luz com a matéria, os princípios do funcionamento do Laser e as aplicações avançadas da óptica, como, por exemplo, pulsos ultracurtos e óptica não-linear.

Para o docente, a interação com os alunos foi excelente. “Foi impressionante… Eles são muito bons, muito sagazes, colocam excelentes perguntas e apontamentos. Realmente, todos eles têm um nível muito elevado”.

LUIZ_MOREIRA_500

O jovem Luiz Moreira veio de Fortaleza e não escondeu sua satisfação por ter participado nessa aula. “Foi uma aula incrível com o Prof. Cléber e o diferencial dela foi que o professor usou muitos conceitos matemáticos, o que eu acho muito importante, porque a física tem muito a ver com matemática. O Prof. Cléber demonstrou um interesse incrível em nos passar seu conhecimento, em nos ensinar, uma satisfação muito grande em conversar conosco e é muito legal a gente estar lidando com professores de alto nível, atendendo a que somos alunos do ensino médio. Sinto-me muito privilegiado”.

Luiz afirmou que sempre gostou muito de física, mas que também se sente atraído por outras áreas do conhecimento, só que agora, aqui no IFSC/USP, a dúvida bateu à sua porta. “Cheguei aqui muito indeciso, mas a EFC tem contribuído muito para que eu me direcione ainda mais para a física. Ver os laboratórios, assistir às aulas, lidar e conversar com professores e monitores, tudo isso me está ‘empurrando’ muito para a física”.

No período da tarde, os alunos, já divididos em grupos de três, começaram a “meter a mão na massa”, ou seja, a realizar experimentos nos Laboratórios de Ensino de Física de nosso Instituto, já tendo em vista a apresentação de seus seminários finais que ocorrerão no próximo sábado (16), perante seus colegas, amigos, familiares, professores e monitores. Será a prova final para exibirem publicamente tudo aquilo que aprenderam na EFC.

GABRIEL_LEITE_500

O estudante Gabriel Leite (16 anos), de Recife, comentou que as aulas práticas permitiram que os alunos analisassem manualmente o que haviam aprendido ao longo desta semana. “Com as aulas práticas, os integrantes dos grupos puderam interagir ainda mais entre si, para melhorar a performance das apresentações e o conhecimento científico adquirido na Escola”, comentou.

HUMBERTO_500

As aulas práticas nos Laboratórios de Ensino de Física do IFSC também foram experiências interessantes para o participante Humberto Borges Pereira Filho (17 anos), que veio de Teresina (Piauí). Para ele, a física tem um caráter baseado tanto em conceitos teóricos como nos práticos, e é interessante observar na prática a comprovação das teorias. “É uma experiência diferente daquela que temos em sala de aula”, disse ele, que participa da EFC pela primeira vez e que pretende cursar engenharia ou medicina.

Após terem “metido a mão na massa”, os alunos assistiram à última palestra da Escola, intitulada Teoria da Informação e Neurociência: Interagindo Computadores e Peixes Elétricos. Nela, o Prof. Dr. Reynaldo Pinto (IFSC/USP) introduziu alguns conceitos básicos da neurociência, sua interdisciplinaridade e, principalmente, suas ligações com a física e a Teoria da Informação.

REYNALDO_PINTO_500

O objetivo de sua apresentação foi discutir os peixes elétricos de campo fraco. Segundo ele, animais como a Tuvira (Gymnotus carapo) oferecem uma oportunidade única de interagir – de modo não-invasivo – com um sistema nervoso intacto, e de estudar vários aspectos de sua neuroetologia. “Temos acesso a um sinal elétrico, na forma de pulsos, envolvido em várias atividades sensoriais do animal, que nos permite tentar ‘conversar’ diretamente com seu sistema nervoso, usando sinais artificiais produzidos por computador”, disse o docente à Assessoria de Comunicação do IFSC.

GABRIEL_BERTHO_500

Momentos antes da palestra, a expectativa do estudante Gabriel Bertho (17 anos), de São Carlos, era que a palestra do Prof. Reynaldo “abrisse horizontes que envolvessem a neurociência” e intercalasse essa área com a física, abordando possíveis aplicações. Pela primeira vez na Escola de Física Contemporânea, o jovem pretende cursar engenharia química. “Estou participando da Escola para expandir o meu conhecimento sobre as áreas de ciências exatas”.

Abaixo, confira algumas imagens das aulas práticas:

LEF_1_500

LEF_2_500