14 de julho de 2016

“Esporte na Graduação: Da Teoria à Prática”

A partir do próximo semestre, a USP, através da CAEG – Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Graduação, vinculada a Pró – Reitoria de Graduação, irá criar a disciplina optativa Esporte na Graduação: da Teoria à Prática, consubstanciando-se numa disciplina de perfil temático, organizada por um conjunto de unidades e cujo objetivo central é utilizar a atividade esportiva como meio de aprendizado e de promoção da qualidade de vida.

A disciplina buscará atrair principalmente os alunos que não estão inseridos na prática sistemática de atividades esportivas e, principalmente, os ingressantes da USP, pretendendo-se com isso estabelecer um novo mecanismo de inserção à Universidade, o fortalecimento da identidade institucional e o estabelecimento de mais um canal que auxilie no combate à evasão.

A disciplina estará estruturada a partir de blocos teóricos e práticos. A base teórica será operacionalizada a partir de vídeo-aulas que serão disponibilizadas aos alunos a partir de plataforma dedicada a este propósito. Para além das aulas teóricas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar as diferentes manifestações do movimento humano a partir de atividades desenvolvidas nos centros de práticas esportivas da USP. A integração teórico prática se dará por intermédio de ações tutoriais desenvolvidas por professores e monitores bolsistas.

A expectativa do CAEG é que os docentes possam propor uma aula, ou um conjunto de aulas que possam compor a base teórica dessa disciplina, havendo particular interesse em assuntos relacionados à atividade física com potencial para estimular o desenvolvimento de competências que capacitem os alunos a gerenciar, de forma segura e eficiente, seu programa de exercícios, bem como apresentar temas relacionados à atividade física e ao esporte, que estimulem o desenvolvimento acadêmico profissional dos jovens.

Objetivando a organização da disciplina, o CAEG estabeleceu o dia 30 de Julho como prazo para manifestação do interesse dos docentes da USP.