15 de julho de 2016

Nanomedicina e mundo quântico em foco

DESTAQUE_250No quarto dia relativo à Escola de Física Contemporânea (EFC-2016), os destaques durante o período da manhã recaíram sobre as aulas ministradas pelos Profs. Sérgio Muniz, que dissertou sobre Tecnologias Quânticas, e Valtencir Zucolotto, que abordou o tema Nanomedicina e Nanotoxicologia: conceitos, aplicações e avanços recentes na área.

Para o Prof. Sérgio Muniz, as tecnologias quânticas ainda não se inserem num tema que seja muito comum e difundido na academia brasileira, ao contrário do que acontece em diversos outros países. Com efeito, a tecnologia quântica é um novo campo da física e da engenharia, relacionada diretamente com a mecânica quântica, sendo que a área da tecnologia quântica foi descrita pela primeira vez em 1997, em um livro da autoria de Gerard J. Milburn.

SERGIO_MUNIZ_500

Sérgio Muniz comentou que a teoria quântica é talvez a mais importante teoria científica desenvolvida, já que a partir dela se conseguiu entender como é formada a estrutura da matéria. “A partir desse conhecimento, você tem uma série de aplicações que vão muito além do fato de se saber como as coisas funcionam. Assim, você consegue construir moléculas, entender estruturas de proteínas, além de diversas aplicações que vão da eletrônica aos dispositivos semicondutores, passando pelos computadores, etc., e que estão ligados à forma como entendemos como a matéria funciona no mundo microscópico. O ensino da física que temos no Ensino Médio raramente chega a discutir os assuntos relacionados com a física moderna e você acabapor ter uma visão da física um pouco “chata” e a maior parte das pessoas não consegue entender”, salientou Muniz.MARCELLA_MAGALHAES_300

A aula de Sérgio Muniz destacou a denominada 2ª Revolução Quântica, – engenharia de sistemas quânticos em termos macroscópicos, ou seja, na forma de se construírem estados, tirar propriedades ou construir dispositivos que explorem propriedades quânticas da matéria, ou, ainda, no desenvolvimento de materiais que têm propriedades especiais para determinadas aplicações, usando essas propriedades quânticas da matéria.

Para a jovem estudante Marcella Magalhães, que veio de Fortaleza, a certeza foi que aprendeu muito com essa palestra. “Aprendi muitas coisas sobre relatividade e mecânica quântica. Foi muito diferente do conceito que aprendemos na escol, pois aqui o tema é muito mais esclarecedor, mais aprofundado”.LAUDER_DOS_SANTOS_300

Já para Lauder dos Santos, aluno de São Carlos, o tema era totalmente desconhecido para ele. “Aprendi um pouco, mas restaram muitas dúvidas. Só consegui captar o básico e gostaria de saber um pouco mais sobre o tema”. Em relação à EFC, Lauder afirmou que ela está correspondente totalmente às suas expectativas.

Já no intervalo, a meio da manhã, saboreando o coffee-break junto com seus colegas, o aluno Thales Augusto salientou sua preocupação com o tema seguinte, proposto na programação da EFC – “Nanomedicina e Nanotoxicologia: conceitos, aplicações e avanços recentes na área”. “Estou bastante curioso com essa palestra, porque é um tema que difere completamente daquilo que é a chamada física tradicional. Estou muito curioso e tenho a sensação que vai ser muito legal, muito interessante”. THALES_AUGUSTO_300Quanto à opinião sobre a EFC, Thales argumentou “Bem bacana!”, esboçando um largo sorriso.

Para o Prof. Valtencir Zucolotto, responsável pela citada palestra, o fundamento principal foi transmitido aos alunos “Passei conceitos gerais sobre uma área de interface entre nanotecnologia e biotecnologia e como isso tem sido considerado uma revolução em muitas áreas, e, principalmente, como o físico pode atuar nessa parte, apesar de ser uma área bastante multidisciplinar. Os alunos que têm participado das anteriores edições da EFC, aqui no IFSC/USP, sempre se mostraram muito interessados e nesta edição não foi diferente. Resumidamente, tentei despertar neles o interesse por essa área”.

VALTENCIR_ZUCOLOTTO_500

Pelas 13h30, divididos em grupos, os alunos visitaram os laboratórios de Fotônica, Biofotônica, Ressonância Magnética e de Biologia Estrutural do IFSC (imagens abaixo). Após um pequeno intervalo, os jovens reuniram-se com os docentes do Instituto, Profs. Drs. Fernando Paiva, Frederico Brito, João Renato Muniz e Leonardo Maia, que esclareceram dúvidas e sortearam os experimentos que basearão os seminários, que serão apresentados pelos estudantes no último dia da EFC-2016.

VISITA_1_500

VISITA_3_500

VISITA_2_500

À noite, no Anfiteatro Verde (IFSC/USP), os trinta estudantes assistiram à palestra “Mecânica Quântica e Suas Interpretações”, em que o Prof. Dr. Miled Moussa, do Grupo de Física Teórica do IFSC/USP, discutiu as diferentes interpretações da mecânica quântica, tendo abordado as Teorias de Variáveis Ocultas (que envolvem as mecânicas Bohmiana e de Nelson), além da relação entre a mecânica quântica e a sociedade.

MILED_MOUSSA_500

A EFC

Organizada por membros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e voltada a alunos do ensino médio, especialmente para aqueles com interesse pela área da Física, a Escola de Física Contemporânea tem como finalidade imergir os estudantes no ambiente da pesquisa, para que compreendam a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento.

Portanto, ao longo desta semana, os trinta alunos participantes da EFC-2016 – que estão sendo acompanhados por monitores do IFSC/USP – assistem a aulas expositivas e experimentais, nas quais os docentes da USP abordam tópicos de Física Clássica e Moderna e a palestras sobre temas atuais da Física.