Notícias

14 de julho de 2016

Eletromagnetismo e biologia

Dando continuidade ao cronograma da Escola de Física Contemporânea – EFC-2016, os trinta participantes do evento assistiram, no dia 12 de julho, a aulas teóricas e práticas sobre eletromagnetismo e a uma palestra sobre biologia estrutural.

A EFC-2016, que teve início no último domingo, 10, acontece até o próximo sábado, 16, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

LUIZ_ANTONIO-500

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, do Grupo de Espectroscopia de Sólidos desta Unidade, que, na ocasião, discutiu aspectos históricos da eletricidade, desde as observações de Tales de Mileto, feitas há 600 anos A.C., até à invenção dos transistores, em meados de 1950.

O docente comentou que todo esse conhecimento, adquirido e compartilhado durante décadas, deve ser aprendido pelos jovens físicos dentro de dez anos, já que, hoje, o mercado de trabalho exige profissionais qualificados e preparados para competir com especialistas formados tanto no Brasil como no exterior. “Hoje, por exemplo, muita gente vem da Europa para trabalhar no Brasil. O importante é falar aos alunos sobre os riscos que poderão correr quando chegarem ao mercado de trabalho, já que eles eles precisam ser competitivos. E há uma barreira na transmissão desses riscos aos estudantes”, pontuou o docente.

Rafael Garcia RAFAEL-300(17 anos), de São Bernardo do Campo (SP), participa da EFC pela primeira vez e pretende graduar-se no IFSC/USP. A conciliação de conceitos teóricos e experimentais durante a aula do Prof. Luiz Antônio foi o que mais agradou o jovem, que confessou estar “gostando muito” de fazer parte da Escola. “Tenho mais curiosidade pela física que não é apresentada durante o ensino médio. Geralmente isso não é mostrado nas escolas”, disse ele, se referindo ao Gerador de Van der Graaf (aquele equipamento famoso por arrepiar os cabelos de uma pessoa, quando ela toca a circunferência do aparelho, carregada de cargas elétricas) que o docente instalou no Anfiteatro Azul (IFSC/USP), ao lado de outros equipamentos usados em experimentos de eletricidade.

Conexão entre biologia e física

Já no final de mais um dia dedicado à EFC, coube ao Prof. Dr. Alessandro Nascimento (IFSC/USP) apresentar a palestra “Biologia Estrutural: introdução e aplicações”.

Resumidamente, a ideia foi mostrar para os jovens estudantes que existe uma área de biologia que é muito interessante dentro do IFSC/USP e que, em algum momento, essas duas áreas se conetam. “Isso é muito bom para os alunos que vêm para a Escola de Física, porque muitos deles talvez até tenham interesse por biologia, mas sentem que têm mais aptidões pela área das ciências exatas. Contudo, isso não quer dizer, necessariamente, que eles tenham que abrir mão de uma área em detrimento da outra; ou seja, eles podem conectar essas duas áreas e o IFSC/USP tem o ambiente perfeito para isso, nomeadamente através do nosso curso de Ciências Físicas e Biomoleculares”, comentou Alessandro Nascimento.

alessandro-500

Resumidamente, o objetivo desta palestra foi apresentar a biologia do ponto de vista da física, já que existem aplicações de técnicas físicas e difração de raios- x, só para mencionar dois exemplos, que podem ser utilizadas para compreender fenômenos biológicos, como, por exemplo, de que forma as estruturas das proteínas se arranjam no espaço e qual a implicação disso para a saúde humana, através da modelagem de fármacos, por exemplo.

Um exemplo claro da importância dessa área, mencionado pelo Prof. Alessandro, foi a notícia difundida ontem mesmo, pela Internet, da estrutura determinada por difração de raios-x, de uma proteína que é essencial para o Zika Vírus, da autoria de um grupo australiano. “Esse é um dos tipos de trabalho que mostra o impacto dessa interface entre a física e a biologia e um tema que está em destaque no momento. A ideia é essa, apresentar tudo isto para que os alunos entendam o fundamento e os de conceitos fundamentais da física, passando pelas macromoléculas biológicas, as aplicações, enfim, apresentar esse panorama completo, embora abreviado. Mas, acho que a principal mensagem que deixei para eles foi que existe uma conexão muito forte entre a biologia e a física e, para quem gosta de explorar isso, quem gosta do desafio da interdisciplinaridade, o IFSC/USP é um ambiente muito propício para eles desenvolverem uma carreira, se é que eles têm interesse nisso”, finalizou Alessandro Nascimento.

Um pouco antes da palestra do Prof. Alessandro Nascimento, a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP conversou com o participante Mateus Alves Medeiros (17 anos), de MATEUS-300Guarulhos (SP). Para ele, a inserção da palestra do Prof. Alessandro Nascimento na programação desse dia foi uma estratégia interessante. “Durante todo o dia, tivemos aulas sobre eletromagnetismo e a palestra do Pro. Alessandro fugiu desse tema”, comentou ele, cuja expectativa era conhecer as aplicações da biologia estrutural que têm impactado positivamente a sociedade. Segundo Mateus, essa série de aplicações, que está relacionada a diversos campos, como medicina, diz muito a respeito ao perfil do físico, que se envolve em diversas áreas de atuação (medicina, biologia, química, engenharia etc.). Ele ainda não sabe o que pretende cursar daqui a alguns anos, mas, se depender de seu pai, formado em engenharia, será engenheiro “(…) até escolher o curso que realmente quero fazer”, disse, bem-humorado.

A EFC

Organizada por membros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e voltada a alunos do ensino médio, especialmente para aqueles com interesse pela área da Física, a Escola de Física Contemporânea tem como finalidade imergir os estudantes no ambiente da pesquisa, para que compreendam a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento.

Portanto, ao longo desta semana, os trinta alunos participantes da EFC-2016 – que estão sendo acompanhados por monitores do IFSC/USP – assistem a aulas expositivas e experimentais, nas quais os docentes da USP abordam tópicos de Física Clássica e Moderna e a palestras sobre temas atuais da Física.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..