12 de julho de 2016

As primeiras atividades

No dia 11 de julho, os trinta participantes SELET1-300da Escola de Física Contemporânea – EFC-2016, cuja abertura ocorreu na tarde do último domingo, assistiram às primeiras aulas (teórica e prática) do evento, que acontece até o próximo dia 16, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

No período da manhã, os estudantes estiveram nos Anfiteatros Azul e Verde, do IFSC/USP, onde assistiram à aula teórica Física Estatística, na qual o Prof. Dr. Leonardo Paulo Maia, docente do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do Instituto, discutiu a física da complexidade. Nesse sentido, ele abordou tópicos, como caos, entropia e outros “mistérios” da área.

HENRIQUE300O estudante Henrique de Lázari (17 anos) veio de Brasília (DF) para participar da EFC pela primeira vez, e elogiou o fato do Prof. Leonardo ter se aprofundado nos conceitos que passou aos estudantes, algo que, segundo o jovem, raramente acontece nas escolas. “Aqui no IFSC, os professores têm melhor formação acadêmica e, por isso, podemos fazer perguntas de níveis mais altos”, pontuou Henrique, que pretende cursar física na Universidade de São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além desta aula teórica, Henrique frisou a qualidade dos outros vinte e nove participantes da EFC-2016: “Os alunos foram muito bem selecionados e isso tem permitido bons debates”.

LEONARDO_MAIA-500

Prof. Dr. Leonardo Maia

Experimentos na Sala do Conhecimento

Como parte da programação estipulada para esta edição da EFC, o período da tarde deste dia foi preenchido por aulas práticas de física geral,

ministradas INAe-300pelo educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João, na Sala do Conhecimento – Laboratórios de Física. Uma série de experimentos envolveu os alunos entre as 13h30 até perto da hora do jantar, onde o bom humor foi o ingrediente principal para atenuar o forte pendor acadêmico e cientifico vertido sobre os jovens estudantes durante esse período.

Inaiê Melo, que veio do Tietê (SP), achou estas aulas bem interessantes: “Foram aulas repletas de assuntos constantes no ensino médio, mas aqui bem mais aprofundados e sempre muito interessantes. Não me canso de assistir a estes experimentos e a estes conceitos”.

Isaac Newton, aluno de São Carlos, é uma espécie de veterano nestas andanças, até porque ele já participou de três visitas ao programa doISAAC-300 IFSC/USP, Universitário por 1 Dia: “Isto aqui é sempre muito legal, muito bacana. Adoro!”,comentou o jovem.

Para Herbert Alexandre João, o grupo é extraordinário: “No inicio, todos eles estavam um pouco tímidos, mas o que surpreende, neste momento, depois de termos quebrado o gelo inicial, é que todos são muito participativos. Trazê-los para a Sala do Conhecimento e fazer estas demonstrações experimentais, contribui para que eles se desenvolvam e percam a timidez e isso vai ser fundamental para as palestras e para as atividades experimentais que exigem mão na massa, que é o que eles vão começar a fazer. Além disso, eles estão surpreendendo, porque mesmo estando em diferentes séries, o que aparenta é que têm a mesma base de conhecimento e que estão muito bem preparados para a EFC”, comentou o educador.

SELET6-500

Educador do IFSC/USP – Herbert Alexandre João

Para Herbert João, outro fator importante é que vários deles já vieram para a EFC interessados em cursar física, o que particularmente é importante para o IFSC/USP e para a física em si, já que o objetivo é atrair mais jovens que queiram seguir esta área do conhecimento.

Já após o jantar, os alunos da EFC-2016 assistiram à palestra intitulada Computação no Mundo Quântico, ministrada pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Diogo Pinto, que avaliou a participação dos jovens estudantes neste evento acadêmico, como algo muito positivo. “Foi uma espécie de desafio falar para estes jovens sobre como se pode usar a mecânica quântica para fazer uma computação mais eficiente.

diogo1-500

Prof. Dr. Diogo Pinto

Alegoricamente, a questão colocada a eles foi, como seria a computação se trocássemos um fio ou uma eletrônica tradicional em computação, por átomos. Vamos supor a situação absurda onde você, em vez de escrever sua informação em um conjunto de fios, num computador tradicional, irá escrever essa mesma informação num átomo. Qual será a troca de paradigma? O que mudaria se eles fizessem uma computação quântica, uma computação que usa elementos de mecânica quântica? Foi isso que eu fiz, ou seja, tentar convencer estes alunos que dá para usar física quântica para fazer computação”, salientou Diogo Pinto.

A EFC

Organizada por membros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e voltada a alunos do ensino médio, especialmente para aqueles com interesse pela área da Física, a Escola de Física Contemporânea tem como finalidade imergir os estudantes no ambiente da pesquisa, para que compreendam a importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento.

SELET3-500

Portanto, ao longo desta semana, os trinta alunos participantes da EFC-2016 – que estão sendo acompanhados por monitores do IFSC/USP – assistem a aulas expositivas e experimentais, nas quais os docentes da USP abordam tópicos de Física Clássica e Moderna, e a palestras sobre temas atuais da Física.

selet-500