11 de julho de 2016

Desafios para pesquisa em São Paulo

Pelas 10h30 desta segunda-feira, 11, o Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e docente do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ministrou a palestra Desafios para pesquisa em São Paulo, que ocorreu no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no âmbito do programa Colloquium diei.

Em sua apresentação, o docente falou CARLOS_BRITO_250sobre algumas características que, segundo ele, são relevantes para a reflexão a respeito do sistema de ciência e tecnologia no estado de São Paulo, tendo mostrado alguns dados macroscópicos da termodinâmica da FAPESP e discutido os desafios para a pesquisa no estado, que, de acordo com o Prof. Brito, estão relacionados ao efeito provocado pela ciência e tecnologia na sociedade paulista.

Ex-reitor da UNICAMP e ex-presidente da FAPESP, o Prof. Brito graduou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tendo obtido o mestrado e doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin. Ele foi pesquisador visitante no Laboratório de Óptica Quântica da Universidade de Roma (Itália), no Laboratório de Pesquisa em Femtossegundo da Universidade Pierre e Marie Curie (França), além de pesquisador residente nos AT&T’s Bell Laboratories em Holmdel (Estados Unidos).

O docente, que também foi Pró-Reitor de Pesquisa da UNICAMP, é membro da Academia Brasileira de Ciências e Fellow da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês). Além disso, foi congratulado com a Ordre des Palmes Academiques da França, a Ordem do Mérito Científico do Brasil e com a Ordem do Império Britânico (OBE).