24 de junho de 2016

Prova selecionará representante do IFSC

O Maratona IFSC, grupo de estudantes do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) que organiza aulas semanais e provas quinzenais com foco em competições de programação, selecionará algum aluno da Unidade para representar o IFSC na Maratona de Programação, que ocorrerá em 10 de setembro. A seleção será feita no início de agosto (provavelmente na primeira ou na segunda semana do mês) a partir de uma prova organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP).

Com o objetivo de estimular nos jovens a criatividade, a habilidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a capacidade de resolver problemas sob pressão, a Maratona de Programação é uma etapa regional que leva os melhores classificados às fases Nacional e Mundial da ACM-ICPC – International Collegiate Programming Contest, considerada por muitos estudantes como a principal competição de algoritmos e programação do mundo, reunindo milhares de competidores de diversas nacionalidades.

“Sabemos que os cursos de graduação do IFSC exigem muito dos alunos e que, por isso, muitos acabam não participando das provas da seletiva. Então, resolvemos abrir uma vaga para a única prova que avaliará os interessados”, explica André Smaira, um dos estudantes do Instituto de Física de São Carlos que criaram o Maratona IFSC e que treina as equipes que representam o Instituto na Maratona de Competição que, além de usar problemas abordados por grandes companhias durante entrevistas de emprego, melhora a capacidade do competidor na resolução de problemas e estimula o aprendizado de algoritmos que não são estudados ao longo de cursos de graduação.

A prova de seleção terá duração de cinco horas, permitindo o uso das linguagens C, C++ e Java. Poderá participar da avaliação qualquer aluno de graduação que tenha ingressado na USP pela primeira vez a partir de 2012 e que tenha nascido a partir de 1993.

Para mais informações sobre a prova seletiva, entre em contato com o estudante André Smaira, através do e-mail andre.smaira@usp.br, Facebook ou Google+.