20 de junho de 2016

Final de tarde com o “AD LIBITUM”

ad1-300Numa iniciativa da Diretoria do Instituto de Física de São Carlos, o IFSC/USP acolheu no dia 16 de junho, cerca das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, um concerto com o Grupo Amador de Música de Câmera AD LIBITUM que, ao longo de duas horas, apresentou um repertório inserido no tema Do Barroco ao Choro.

A satisfação em receber o AD LIBITUM no Instituto de Física de São Carlos foi em dobro, não só porque esta apresentação estava sendo esperada há cerca de um ano, com muita expectativa por todos quantos admiram a música de câmera, mas também porque o excelente grupo nos faz recordar o trabalho, o empenho e o entusiasmo do saudoso docente deste Instituto, o Prof. Dr. Dietrich Schiel. Ele foi o principal responsável pela formação do AD LIBITUM, juntamente com seu pai, que igualmente fez parte do corpo docente deste Campus, como também pela sua notória contribuição, em 1980, para a fundação do CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (São Carlos) e, mais tarde, pela instalação do Observatório situado no Campus USP de São Carlos, batizado com seu nome.

ad4-500

Com a primeira atuação acontecendo aqui no campus, no CAASO, em 1976, a trajetória inicial deste grupo começou de forma modesta, mas expressiva, com apresentações na residência da família Schiel, no início da década de 70, dele continuando a fazer parte alguns membros que assistiram e acompanharam a sua formação inicial, como são os casos de Christian Folz e Newton Cury, ambos egressos do Campus USP de São Carlos, partes integrantes da atual composição do grupo. Por seu turno, Maria Inez Botta, igualmente integrante do AD LIBITUM, está no grupo desde 1975 e seu nome está intimamente ligado à área culturalad2-250 da cidade de São Carlos, tendo, ao longo do tempo, desempenhado funções como Presidente do Conselho Municipal de Cultura, diretora de escola de música na cidade e Coordenadora da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.

O AD LIBITUM é constituído por: Carlos Ribeiro e Marcelo Ribeiro (violinos), Iza D’Anciães (violoncelo), Christian Folz (flauta transversal), Newton Cury (flauta soprano), Fátima Vianna (flauta contralto) e (cravo / piano)

Ao longo das duas horas de concerto, coube a Christian Folz intercalar o repertório com a história da música, com uma incidência especial no período do Barroco, tendo feito, posteriormente, uma rápida viagem às reminiscências do Choro.

Um fantástico concerto!!

ad6-500