23 de maio de 2016

Diretor da Poli/USP é o vencedor

O prof. José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e professor titular do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle, ganhou o Prêmio Lagrange.

Concedido pela Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM), dos Estados Unidos, o prêmio foi entregue durante a sexta edição da Conferência Internacional em Sistemas Não Lineares e Complexidade, que terminou em 20 de maio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Piqueira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1974). Tem mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma escola (1983) e é doutor em Engenharia Elétrica pela Poli-USP (1987), onde também é livre-docente (em Controle e Automação, 1997). Tem 100 artigos indexados na principal coleção da Web of Science, orientou 23 mestrados, 22 doutorados e supervisionou nove pós-doutorados.

É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.