18 de maio de 2016

Prof. José Arana Varela

Faleceu ontem, dia 17 de maio, aos 72 anos, o Prof. José Arana Varela, Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara.

Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, tendo ocupado, desde 2012, até sua morte, o cargo de Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 11 de abril de 1944, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Abalado pelo desaparecimento de um pesquisador e de um homem que muito contribuiu para a ciência e educação nacional, a comunidade do IFSC/USP endereça aos familiares e amigos do falecido, bem como à UNESP, os seus mais sentidos pêsames.