20 de maio de 2016

Concerto no Teatro Municipal de São Carlos

29-350O Teatro Municipal de São Carlos recebeu na noite de 18 de maio, mais uma inesquecível noite cultural inserida na série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos – temporada 2016, com a realização de um concerto de música de câmera interpretado pelo SIG Trio, formação composta pela Profa. Simone Gorete Machado (piano), Israel Cristiano Angeli (violoncelo) e Gilberto Ceranto Júnior (violino), e com a participação do solista Igor Pichi Toledo (Clarinete), que interpretaram obras de R. Schumann, Camille Saint-Saens & Astor Piazzolla.

Este trio, de grande qualidade, foi formado em 2015, no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, tendo-se estreado com uma obra do compositor francês do romantismo tardio, Camille Sain-Saëns.

Sublinhe-se que o intuito do grupo é explorar as potencialidades artísticas do repertório para essa formação, bem como transformá-lo em um agente de transformação social, por meio de apresentações gratuitas.

1

A programação deste concerto esteve organizada da seguinte forma:

Três Romances (R. Schumann) – Op.94:

I-Nicht schnell

II-Einfach, innig

III-Nicht schnell

Trio No.2 (Camille Saint-Saens) – Mi menor, op.92:

I-Allegro non troppo

II-Allegretto

III-Andante con moto

IV-Grazioso, poco allegretto

V-Allegro

Primavera Portena (Tango) (Astor Piazzolla):

Arranjo de José Bragato

Versão: SIG Trio

13

Este evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

19