13 de maio de 2016

Buscando compreender a física e a história da função biológica

Proteínas, Redes, Evolução: buscando compreender a física e a história da função biológica foi o tema da palestra ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Bleicher, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Colloquium diei que decorreu na manhã do dia 13 de maio, no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

LUCAS_BLEICHER_250Proteínas são as biomoléculas responsáveis pela maior parte das funções em nível molecular, como catalisar reações, transportar ou monitorar a presença de outras moléculas, construir estruturas dentro da célula etc. Essa riqueza de funções comumente é resultado do processo de duplicação seguido de divergência, que dá origem a grandes famílias de proteínas.

Enquanto a evolução busca entender a história desse processo, a bioquímica tenta compreender seus determinantes físicos. Nesta apresentação, o Prof. Bleicher discutiu a DRCN*, técnica que busca determinar as regiões de uma proteína que são responsáveis por sua função.

Lucas Bleicher, que hoje atua nas áreas de biologia estrutural e computacional, é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo também mestre e doutor em Física Biomolecular pelo IFSC/USP.

*Decomposition of Residue Coevolution Networks.