13 de maio de 2016

IFSC tem duas propostas aprovadas

Na última quarta-feira, 11, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou em seu portal os projetos pré-aprovados no âmbito do programa “Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT)”, criado pelo CNPq com o objetivo de “mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país”, conforme descrito no site do INCT.

INCT-_logoPara a Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014, das 345 propostas submetidas, 252 receberam recomendação no processo de análise de mérito técnico científico para financiamento, sendo 37 delas submetidas por pesquisadores da USP, e duas por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Em relação ao IFSC, a primeira proposta se refere ao Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO), de autoria do docente Roberto Mendonça Faria, que ficou classificada em 16º lugar, e a segunda refere-se ao Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), de autoria do docente Vanderlei Salvador Bagnato, classificada em 36º lugar.

A ordem de classificação das propostas está diretamente vinculada ao apoio financeiro que será concedido a cada um dos Institutos.

Nos próximos dois meses serão desenvolvidas, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do CNPq, as negociações com as instituições parceiras para o cofinanciamento das propostas recomendadas.

Para acessar a lista completa de todos os INCTs pré-aprovados, clique aqui.

Com informações da coordenadoria de comunicação social do CNPq

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP