12 de maio de 2016

IFSC na Feira de Profissões do interior

Nos dias 5 e 6 de maio, a USP realizou a 14ª edição da Feira USP e as profissões, edição interior, para a qual serviu como sede o campus USP de Pirassununga.

Como nas outras edições da feira, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) marcou presença, trazendo aos participantes inúmeras atividades, e atraindo dezenas de participantes às palestras ministradas, a saber “A Física no IFSC e o mercado de trabalho”, ministrada pelo docente João Renato Carvalho Muniz, “Física computacional: profissão do presente e futuro”, ministrada pelo docente Gonzalo Travieso e “Licenciatura em ciências exatas: a atuação do licenciado na sociedade da tecnologia da informação”, ministrada pelo educador Herbert Alexandre João*.

FEPUSP_2016Por ser tratar de um campus com grandes espaços ao ar livre, a USP Pirassununga ofereceu possibilidades diferentes aos participantes da Feira de Profissões. No caso do IFSC, os espaços abertos permitiram que fossem incluídos alguns plus ao estande. “Tivemos um espaço exclusivo e pudemos levar o Show da Física não somente de maneira lúdica, mas também explicando os conceitos físicos por trás desses experimentos e quais as suas eventuais aplicações no dia a dia, o que é muito importante em nosso ponto de vista”, contou Herbert.

Outra facilidade trazida pelo espaço aberto foi a montagem de um Planetário Inflável Móvel, pertencente à Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), que ficou sob a coordenação do IFSC. “Tivemos alunos de graduação do IFSC que foram treinados para atuar no Planetário, e pudemos replicar esse treinamento à equipe de Lorena e, em conjunto, operamos o Planetário durante os dois dias de feira. Tivemos centenas de visitantes!”, relembra o educador.

Ainda de acordo com Herbert, pela proximidade do campus USP de Pirassununga ao campus USP de São Carlos, foi possível encontrar estudantes já focados em estudar no interior. “Como as duas cidades são muito próximas, muitos visitantes que passaram por nosso estande manifestaram grande interesse em estudar física no IFSC”, contou.  “Pudemos medir esse interesse através das conversas que tivemos com esses alunos, da presença deles em nossas palestras, e de inscrições para participar do Universitário por Um Dia”.

Nova oportunidade de conhecer o IFSC

Ainda no mês de maio, entre os dias 20 e 22, o IFSC participará de outra feira de profissões, dessa vez em São Paulo: a Feira do Estudante Expo CIEE, que será realizada na bienal do Parque do Ibirapuera.

Com a expectativa de um público de 70 mil visitantes, espera-se na Expo CIEE um público mais diversificado, inclusive de pessoas que têm interesse em realizar cursos técnicos e, claro, ter mais informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela USP.

Em relação ao IFSC, Herbert conta que serão levados diversos folders com conteúdo relacionado aos cursos de graduação oferecidos no Instituto e, novamente, no estande do IFSC, será montada uma infraestrutura para realização de alguns experimentos de física que, desta vez, serão realizados no próprio estande.

Além dos experimentos, novamente serão ministradas palestras, em um espaço concedido exclusivamente à USP. “Como no dia 19 de maio é comemorado o Dia do Físico, pretendo fazer uma chamada especial aos convidados, e comentar sobre a atuação do físico, tanto o bacharel como o licenciado, mostrando aos participantes as diversas possibilidades de atuação e o mercado de trabalho para aqueles que escolherem cursos nessa área”, finaliza Herbert.

*Além dos docentes e de Herbert, também colaboraram na feira alunos de graduação e pós-graduação do IFSC

Imagem: Show da Física realizado no estande do IFSC (créditos: Herbert Alexandre João)

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP