25 de maio de 2016

Exercícios e fotoestimulação: resultados até 12 vezes melhor

Durante seu doutoramento, o pesquisador do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP) Antonio Eduardo de Aquino Junior teve acesso à seguinte informação: a aplicação da fotoestimulação, ação promovida pelo uso de lasers e/ou LEDs, associada a exercícios físicos, é capaz de aumentar a capacidade de consumo de energia do organismo humano em até duas vezes e meia. “Desta forma, foi possível otimizar a ação do exercício, possibilitando um emagrecimento mais rápido e eficiente, sempre de forma saudável”, explica o pesquisador.

Antonio_Aquino-resultados_da_pesquisaDiante desse resultado promissor, eu seu pós-doutoramento, orientado pelo docente do IFSC Vanderlei Salvador Bagnato, Antonio decidiu novamente trabalhar com fotoestimulação verificando sua atuação na perda de gordura do fígado, associada à reeducação alimentar, em pessoas do sexo masculino, com idade entre 30 e 40, e obesidade Grau 1, isto é, com Índice de Massa Corporal entre 30 e 34,9 Kg/ m².

Durante os seis meses de duração do tratamento realizado por Antonio com 24 voluntários, 12 realizaram somente o tratamento padrão, ou seja, exercícios físicos e reeducação alimentar (Grupo Controle), e o restante realizou o mesmo tratamento (reeducação alimentar e exercícios físicos) associado à fotoestimulação com duração de 16 minutos.

Principais resultados

Em relação ao peso corporal, o Grupo Controle perdeu duas vezes e meia menos do que o grupo que fez o tratamento com fotoestimulação; em relação à gordura corporal, o Grupo Controle perdeu seis vezes menos do que o segundo grupo; em relação à gordura visceral*, o Grupo Controle perdeu 12 vezes menos; finalmente, em relação às enzimas hepáticas, o Grupo Controle reduziu dez vezes menos.

Antonio também verificou, no grupo de voluntários que foi tratado com a fotoestimulação, uma expressiva diminuição de colesterol, LDL e triglicerídeos (redução duas vezes maior do que o Grupo Controle), sendo que o “colesterol bom” (HDL) aumentou consideravelmente no grupo tratado com fotoestimulação.

Embora a pesquisa de Antonio seja finalizada em agosto, ele afirma que já há outros projetos em andamento, inclusive para introduzir o tratamento em questão como clínico e, portanto, disponível à população em geral. “Também queremos elaborar novas terapias relacionadas a doenças que se associam à obesidade, como hipotireoidismo, diabetes etc. Mas isso ainda se encontra em estudo e análise”, finaliza o pesquisador.

Para mais informações a respeito do projeto em questão, basta enviar e-mail a antonioaquino@ifsc.usp.br

A pesquisa descrita nesta matéria de divulgação pode se encontrar em fase inicial de desenvolvimento. A eventualidade de sua aplicação para uso humano, animal, agrícola ou correlatos deverá ser previamente avaliada e receber aprovação oficial dos órgãos federais e estaduais competentes. A responsabilidade pelas informações contidas na reportagem é de inteira responsabilidade do pesquisador responsável pelo estudo, que foram devidamente conferidas pelo mesmo, após editadas por jornalista responsável devidamente identificado, não implicando, por isso, em responsabilidade da instituição.

*Gordura localizada na região abdominal, corresponsável pelo surgimento de diversas doenças no organismo, como hipertensão, resistência à insulina, diabetes melitus tipo II e esteastose hepática não alcóolica

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP