11 de maio de 2016

Docente é convidado a carregar a tocha olímpica

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, será uma das personalidades que carregará a tocha olímpica, em São Carlos, quando o símbolo olímpico percorrer as ruas de nossa cidade, no próximo mês de junho.

O convite foi recebido no ano de 2015, quando as cidades começaram a escolher as pessoas que deveriam compor os grupos que fariam os revezamentos, e foi nessa altura que Bagnato recebeu um telefonema do gabinete do prefeito da cidade, tendo em seguida recebido uma carta do gabinete da prefeitura, confirmando esse mesmo convite.

Em entrevista exclusiva ao jornal Folha de São Carlos, Vanderlei Bagnato afirmou que A principio, para mim foi uma surpresa. Achava que minha atividade não tinha relação com isto, mas BAGNATO200logo após já mudei de ideia e fiquei muito orgulhoso de ter recebido esta indicação, já que a Olimpíada não é apenas um conjunto de jogos, mas sim uma integração de países, comentou Vanderlei Bagnato, que acrescenta (…) ser um cientista e participar deste momento, é representar uma classe que realiza muito para esta região do país e que sofre e fica alegre com todos os insucessos e sucessos de nossa nação. Em nome dos cientistas da cidade de São Carlos, nos sentimos muito honrados (…) .

O pesquisador do IFSC/USP afirma que nunca sonhou – mesmo na infância – em ser um campeão de nada, muito menos olímpico, embora tenha passado na sua mente ser um jogador de futebol (como acontecia com todos meninos abaixo de doze anos), mas, para ele, carregar a tocha significa endossar um plano de atividade humana acima das diferenças, acima das profissões. É como ser parte do momento, sem ter que competir. É como já ter ganho a competição, mesmo antes de ela começar. Eu tenho certeza que estes momentos farão parte de minha história pessoal, aquela que terei comigo. Será um desses momentos onde a falta de respiração marcará os passos, a visão dos colegas alimentará a caminhada e aqueles poucos metros que faz parte de uma imensa cadeia simbolizará, para mim, uma parte essencial do todo, sem a qual o percurso não estará completo. Estou vendo esse momento como um dos highlights de minha vida.

Aguardando a qualquer momento que chegue seu uniforme, o Prof. Vanderlei Bagnato já manifestou publicamente o desejo de poder ser acompanhado pelo seu primeiro professor de educação física (Prof. Normando, que aceitou) ao longo do percurso que irá correr, pois é sua intenção fazer uma homenagem aos professores que teve ao longo de sua vida, Para tanto, Bagnato fará uma homenagem a todos eles, através de um cartaz com a frase Para ser inesquecível, não precisa ser famoso, basta ser um bom professor.

Vanderlei Bagnato afirma que Para este tipo de coisa, estamos sempre preparados. A importância de fazê-lo, supera todas nossas limitações físicas.