29 de abril de 2016

Modelagem física do movimento de pedestres

Nesta sexta-feira, 29, o Prof. Dr. André Vieira, do Instituto de Física da USP (IF/USP), participou do programa Colloquium diei, no qual apresentou a palestra Modelagem física do movimento de pedestres, que ocorreu no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

ANDR_VIEIRA_250Com graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de física, Vieira comentou sobre o comportamento coletivo de pedestres, que apresenta uma série de fenômenos complexos semelhantes àqueles exibidos pelos sistemas físicos usuais de diversas partículas e que tem conexão com sistemas de “matéria ativa”, na qual a energia mecânica é injetada continuamente.

Neste colóquio, André discutiu os estudos voltados à modelagem física do movimento de pedestres, o modelo de força social de Helbing e suas extensões, as aplicações para a otimização da separação de pedestres e partículas ativas em contra-fluxo ao longo de um corredor.