29 de abril de 2016

Vivaldi lota Teatro Municipal de São Carlos

No âmbito da série Concertos USP / Prefeitura Municipal – temporada 2016, realizou-se no dia 27 de abril, pelas 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, o 60º Concerto da USP – Filarmônica, com a interpretação de As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi (1678-1741), sob a regência do Maestro Prof. Rubens Russomanno Ricciardi e com a participação da solista Maressa Portilho, em violino.

Foi um concerto que recordou, igualmente, o momento em que, em 2009, a IFSC/USP teve o primeiro contato com o Maestro Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, durante as comemorações dos 75 anos da USP, em um concerto memorável que igualmente ocorreu naquele espaço cultural.

Dois anos mais tarde (2011), era criada a USP – Filarmônica, que passou a ficar sediada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), uma iniciativa de Ricciardi que, desde então, tem norteado sua ação em prol do ensino, pesquisa e divulgação da música.

viv2-500

Mais do que simples eventos artístico-culturais, os concertos da USP – Filarmônica estão sempre inseridos nas atividades-fim da Universidade de São Paulo. Em primeirto lugar, o Ensino, com uma intensa presença do corpo docente e discente do Departamento de Música da FFCLRP/USP; em segundo lugar, a Pesquisa, já que sempre são incluídas nas apresentações obras originais recuperadas e/ou criadas pelos docentes e alunos daquela Unidade, e, finalmente, a Cultura e Extensão, com forte entrosamento com a sociedade, acrescentando-se, ainda, a frequente participação de músicos profissionais nacionais e estrangeiros, contando-se sempre com o apoio de funcionários altamente qualificados, que dão suporte valioso.

Cada concerto da USP – Filarmônica é encarado por todos os seus integrantes como uma aula, daí a enorme responsabilidade que cada um deles carrega ao se apresentar perante o público, como aconteceu com este concerto As Quatro Estações, de Vivaldi.

A programação deste concerto esteve organizada da seguinte forma:

As Quatro Estações – da obra O confronto da harmonia e da invençãoOp. 8 (Amsterdam, 1725);

Nº 1 PRIMAVERA

I – Allegro

II – Largo

Nº 2 VERÃO

I – Allegro non molto – Allegro

II – Adagio

III – Presto

Nº 3 OUTONO

I – Allegro

II – Adagio molto

Nº 4 INVERNO

I – Allegro non molto

II – Largo

viv3-500

Em destaque, neste concerto, a atuação da solista Maressa Portilho (violino), com uma interpretação excelente. Maressa nasceu em Resende, em 1995, tendo iniciado seus estudos de violino aos 7 anos e ingressado nesse mesmo período no Projeto Música nas Escolas e na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, onde estudou e atuou como violinista até a temporada de 2012, sempre sob direção do maestro Vantoil Souza, seu pai.

Participa de vários festivais de música pelo Brasil, tais como MIMO (Olinda), Música de Santa Catarina (FEMUSC), Música de Curitiba, Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Ilumina e também CAP Program (Califórnia Institute of Arts), nos Estados Unidos, recebendo orientação de mestres como Leon Spierer, Marcello Guerschfeld, William Fedkenheuer, Emmanuele Baldini e Elisa Fukuda.

Participou, também, de masterclass com Pinchas Zukerman e Patinka Kopec. Já se apresentou no Theatro Municipal e Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro), Sala São Paulo (São Paulo), Canergie Hall (Nova York), e esteve sob a regência de maestros como Apo Hsu, Alastair Willis, Giancarlo Guerrero e Marin Alsop, entre outros. Como solista já atuou com as orquestras de Barra Mansa (2013 e 2014), Jovem do Festival Internacional de Música de Belém e Sinfônica da UFRJ.

É violinista do Quarteto da Guanabara desde 2013. É aluna do Bacharelado em Violino pela Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, da classe de Daniel Guedes. Recentemente venceu o Concurso de Jovens Solistas realizado pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (sob direção de André Cardoso e Ernani Aguiar).

viv4

Este evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

conc1-500