20 de abril de 2016

USP e PM juntas: maior segurança no entorno do Campus

No sentido de reforçar a segurança no entorno das duas áreas do Campus USP de São Carlos, onde ultimamente têm ocorrido, principalmente, tjbcasos de roubos, assaltos e tentativas de estupro, o Conselho Gestor do Campus, na pessoa de seu diretor, Prof. Tito José Bonagamba, realizou uma audiência pública no dia 18 de abril, que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” – Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Na circunstância, estiveram presentes o Comandante do 38ª Batalhão da Polícia Militar / Interior do Estado de São Paulo, Tenente-Coronel Alexandre Wellington de Souza, acompanhado de seu staff, os Prefeito e Sub-Prefeito do Campus, Profs. Marco Henrique Terra e Antônio Nelson Rodrigues da Silva, o comandante da Guarda Municipal, Marcos Marques Ribeiro, e ainda o representante do Delegado vpSeccional de São Carlos, Dr. Geraldo Souza Filho, representantes da UFSCar, diversos dirigentes dos institutos sediados no Campus USP de São Carlos, docentes, alunos e funcionários.

A primeira intervenção esteve a cargo do Prof. Tito José Bonagamba, que apresentou, de forma sucinta, como está organizada a estrutura de segurança na Universidade de São Paulo, em termos gerais, e no Campus USP de São Carlos, de forma particular, onde a Guarda Universitária e a existência de câmeras de segurança constituem o principal suporte, que tem se mostrado eficiente. O presidente do Conselho Gestor do Campus referiu ainda as ações conjuntas e os diálogos frequentes mantidos não só com a Polícia Militar, como também com os órgãos da Prefeitura Municipal de São Carlos, Delegacia da Mulher, konentre outros, tendo sublinhado o trabalho intenso desenvolvido ao longo do tempo dentro das duas áreas do Campus, nomeadamente em termos de iluminação, vigilância e conservação dos espaços por onde circulam as pessoas.

Na sequência, coube ao Vice-Prefeito do Campus, Prof. Antonio Nelson Rodrigues da Silva, apresentar a pesquisa online que está sendo feita junto à comunidade uspiana https://pt.surveymonkey.com/r/FJQXKGG  exatamente sobre segurança, uma ação levada a cabo pelo Conselho Gestor do Campus, sendo possível, a partir daí, coletar resultados em termos de ocorrências e de opiniões que poderão contribuir para uma maior segurança. Rogério Kondo, assistente do CETISC, apresentou um aplicativo de segurança apenas dedicado à comunidade interna da USP, que inclusive dispõe de um botão de pânico e que poderá ser webaixado no App Store, bastando, para isso, digitar Campus USP.

Para a Polícia Militar, na intervenção do Tenente-Coronel Alexandre Wellington de Souza, o importante é que as pessoas – sejam elas vítimas ou testemunhas – denunciem imediatamente os casos de insegurança, pois só assim a Polícia Militar pode atuar com rapidez, principalmente no entorno das duas áreas do Campus USP de São Carlos. Na opinião dele é inadmissível que pessoas de bem, que frequentam uma universidade, tenham medo de se deslocar de e para o estabelecimento de ensino. Na exposição que fez, na sequência da fala de Wellington de Souza, o Major PM Paulo Cesar Belonci (Coordenador Operacional do 38º Batalhão da Polícia Militar) apresentou as estatísticas referentes a ações de roubos, homicídios, belassaltos e tentativas de estupro ocorridas entre janeiro e março deste ano, sendo que poucos são os incidentes registrados nas imediações das duas áreas do Campus USP de São Carlos, daí a necessidade das pessoas registrarem essas ações criminosas junto da PM. Para Belonci, de fato, segundo se constata, os locais mais seguros para se viver e circular, são as áreas internas do Campus USP de São Carlos.

A partir de agora, a PM irá concentrar mais viaturas e um patrulhamento ostensivo junto às entradas e saídas das universidades localizadas em São Carlos, bem como no seu entorno, ao mesmo tempo que irá distribuir folhetos com dicas de segurança para a comunidade universitária, mantendo um diálogo permanente com todos os órgãos públicos da cidade e com o Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos, no sentido de manter atualizadas todas as informações e registros de ocorrências, aperfeiçoando, dessa forma, as ações de prevenção e de atuação.

aud