11 de abril de 2016

Vice-reitor aborda os novos desafios da USP

Na última sexta-feira, 8 de abril, o Prof. Dr. Vahan Agopyan, vice-reitor da USP, esteve no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde ministrou a palestra Novos desafios da Universidade de São Paulo em ensino, pesquisa e extensão.

VAHAN_AGOPYAN_300Vahan iniciou sua apresentação pelas 16h, versando a respeito da valorização do ensino no Brasil e comentando que é preciso convencer a sociedade brasileira de que a educação é uma prioridade. O grande destaque de sua palestra foi a busca da Universidade de São Paulo para se tornar uma instituição de ensino superior de classe mundial.

Para alcançar esse título, segundo Vahan, é necessário que a USP forme recursos humanos altamente qualificados, que sejam competentes, capazes de competirem internacionalmente e que tenham características de liderança. “Isso só se obtém com a busca incansável pela qualidade”, comentou. Além disso, Vahan disse que a Universidade já tem refletido e desenvolvido algumas ações no sentido de buscar mais melhorias. Cinquenta e quatro unidades da USP, por exemplo, já passaram por avaliações institucionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e pesquisa. “Para a universidade, a avaliação é uma ferramenta para a melhoria de seu qualidade. E a maior parte de nossos avaliadores externos [que analisou algumas das Unidades] destacou a importância de adotarmos novos parâmetros e avanços de qualidade”.

Essa constante busca da USP por uma qualidade melhor, segundo ele, inclui manter especial atenção à internacionalização. No que se refere a esse item, a Universidade tem objetivado desburocratizá-lo e manter um número específico de bolsas para alunos de graduação e pós-graduação, para estabelecer um “ambiente internacional” de ensino e pesquisa na USP. “Com trinta/quarenta universidades parceiras, hoje a USP é a instituição que mais utiliza bolsas do programa ‘Ciência Sem Fronteiras’“, disse o vice-reitor.

PALESTRA_VAHAN_500

Quando questionado sobre a valorização de parcerias com o terceiro setor, Vahan comentou que, para a USP, elas são bem-vindas apenas quando a Universidade e as empresas se beneficiam. “Houve uma mudança cultural na Universidade. Hoje, as parcerias são bem-vindas. Mas ainda objetivamos implementar algumas facilidades, para que a aprovação de convênios, por exemplo, não dure cerca de dois anos”, concluiu Vahan.