5 de abril de 2016

Alunos da USP São Carlos se destacam em premiação

Três alunos do campus USP São Carlos estiveram entre os cinco vencedores do prêmio IFT-UNESP / ICTP-SAIFR para Jovens Físicos – 2015. Organizada pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IFT-UNESP), em parceria com o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), a premiação é voltada a estudantes de graduação com idade igual ou inferior a 21 anos.

Os cinco vencedores do prêmio apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP foram selecionados por meio de uma prova escrita, com duração de três horas, que versou sobre alguns temas correspondentes ao curso de graduação em física, sendo eles: Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística/Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.

O goiano Alex Freitas de Campos, estudante de mestrado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e ex-aluno de graduação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), ocupou o primeiro lugar na premiação. Interessado em ciências exatas desde o ensino fundamental, Alex diz que investiu o valor do prêmio antes mesmo de tê-lo recebido: “Comprei um disco de estado sólido [tipo de HD mais eficiente] para o meu computador”, comenta ele, que já pensa em fazer um doutorado fora do país, assim que defender sua tese de mestrado no início de 2017.

O aluno de graduação do IFSC/USP, Murilo do Nascimento Luiz, conquistou o segundo lugar na premiação. “As questões sobre Mecânica Quântica e Mecânica Estatística foram as mais fáceis. Mas, os problemas sobre Mecânica Clássica e Física-Matemática foram mais complexos”, afirma o estudante, que iniciou o curso de graduação no IFSC, em razão de ter conhecido o Instituto durante a Escola de Física Contemporânea – 2011*. “Antes eu não sabia muito sobre a Unidade, mas quando participei da EFC gostei bastante do Instituto e dos professores que organizaram o evento”, diz ele, que vivia em Ourinhos, no interior de São Paulo.

Matheus de Oliveira Schossler (IFSC/USP), estudante de pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos, ocupou o quarto lugar na premiação. A possibilidade de prêmio proporcionar um reconhecimento foi o que motivou o jovem a ter participado do concurso. Segundo ele, seu interesse pela física surgiu mais especificamente no terceiro ano do ensino médio, onde estudou Física Moderna “por conta própria”, já que esse tópico não era tão discutido em sua sala de aula. Ainda de acordo com Schossler, que veio do estado de Mato Grosso para estudar no IFSC/USP, o valor do prêmio recebido no concurso será investido em inscrições que fará, visando desenvolver o doutorado no exterior.

Murilo, Matheus e Alex

*Organizada anualmente no Instituto de Física de São Carlos, a Escola de Física Contemporânea tem como objetivo imergir estudantes do ensino médio no universo da pesquisa, a partir de uma intensa programação composta por aulas expositivas e experimentais sobre Física Clássica e Moderna e por palestras que abordam temas atuais da física. Em 2016, a EFC ocorrerá entre os dias 10 e 16 de julho. O formulário de pré-inscrição pode ser preenchido AQUI.