1 de abril de 2016

Programa Universitário por Um Dia

Ao longo do dia 14 de março, realizou-se 11Dia2016-1_250no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) a primeira edição do programa Universitário por Um Dia (1Dia) de 2016. Com foco em estudantes do ensino médio da rede pública e privada, o programa tem como objetivo trazer esse público ao campus USP São Carlos, oferecendo uma série de atividades, de modo que esses jovens alunos conheçam e vivenciem o ambiente universitário, mais especificamente, o do IFSC/USP.

Cerca de trinta alunos e dois professores do segundo ano do ensino médio da escola estadual “Dr. Salles Junior”, de Dourado (SP), participaram dessa primeira edição de 2016. Quando chegaram ao IFSC, pelas 09 horas, os visitantes foram recepcionados por Letícia Pradella, estudante do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas e monitora do “1Dia”, que iniciou a programação com uma palestra sobre permanência estudantil, apresentada na Sala do Conhecimento, onde ocorre a maior parte das atividades do programa que é coordenado por Herbert Alexandre João, educador do Instituto de Física de São Carlos.

Na ocasião, Letícia apresentou os meios de ingresso na Universidade (Fundação Universitária 11Dia2016-2_250para o Vestibular – FUVEST e Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM), em especial os programas que oferecem maiores chances de ingresso para alunos de escola pública, como, por exemplo, o Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP) e Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP). “Se não fosse pelo Pasusp, não sei se hoje eu estaria estudando na USP, porque a qualidade do meu ensino médio não foi tão boa devido à falta de professores”, comentou a monitora, que ganhava a atenção dos alunos com facilidade, já que aderia a uma forma leve e descontraída para interagir com eles.

Letícia também comentou sobre os programas de apoio que a USP oferece a alunos que estudaram em instituições públicas, incluindo bolsas que auxiliam os estudantes em moradia, alimentação e até na aquisição de livros. Posteriormente, ela citou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que apoia alunos interessados em desenvolver Iniciação Científica com docentes da USP que atuam, inclusive, com pesquisa de nível internacional.

Após a palestra, Letícia iniciou o tradicional Show da Física. Divido em duas partes (manhã e tarde), o show foi constituído por apresentações de experimentos relacionados a mecânica, termodinâmica, onda e eletricidade. Os participantes também visitaram a infraestrutura da Unidade, em especial a Biblioteca “Prof. Bernhard Gross”.

11Dia2016-3

11Dia2016-4_500

11Dia2016-5_500

Guilherme Henrique da Silva foi um dos alunos que participou dessa edição do programa. Durante o Show da Física, o experimento que mais lhe interessou foi um em que Letícia utilizou nitrogênio. O jovem, de 15 anos, disse ter aproveitado a visita, mas adiantou: “Eu quero cursar arquitetura… Desde criança gosto de desenhar”.

O mesmo experimento também foi o mais interessante para Tamiris Aparecida Facco. Pela primeira vez no Instituto e apaixonada por física, a jovem, que também tem 15 anos e que estuda com Guilherme, confessou seu interesse em estudar no IFSC/USP: “Quero fazer física, se possível no IFSC. A biblioteca do Instituto é enorme e a USP é fascinante”, disse ela, empolgada. “Foi uma pena não ter tido tempo para conhecer toda a infraestrutura do campus”, lamentou.

11Dia2016_6_500

Tamiris e Guilherme