29 de março de 2016

Irreversibilidade como consequência de processos reversíveis

TIAGO_BATALHO_250No seminário Observing an emergence of the arrow of time in a quantum system, apresentado no dia 29 de março, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o pesquisador Tiago Barbin Batalhão, da Universidade Federal do ABC (UFABC), discutiu como a irreversibilidade – um dos conceitos mais intrigantes da física – pode se tornar uma consequência de processos reversíveis, em especial, da equação de Schrödinger. A palestra foi promovida pelo programa Journal Club.

Tiago Batalhão é bacharel e mestre em física pelo IFSC/USP, sendo atualmente bolsista de doutorado na UFABC, instituição sediada em Santo André (SP). Eleito três vezes melhor aluno do IFSC pelo Prêmio Bernhard Gross, ele ficou duas vezes em terceiro lugar no Prêmio FIFT para Jovens Físicos. Além da área de ensino de graduação, o pesquisador têm experiência em Óptica Quântica e Informação Quântica.