24 de março de 2016

Palestra sobre PIPE – FAPESP

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), acolherá no próximo dia 30 de março uma palestra sobre como o Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, pode apoiar a execução de pesquisas científicas ou tecnológicas em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo.

A palestra, intitulada O Programa PIPE da FAPESP e a sua Startup São-carlense, é uma oportunidade para auxiliar pós-graduandos recém-formados na criação de startups e será ministrada pelo professor Fabio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que também é coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP.

O evento ocorrerá às 15 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001) do ICMC, onde serão apresentados o histórico e os objetivos do PIPE, bem como discutidas as características que um bom projeto deve ter para ser submetido ao programa. A plateia também terá a oportunidade de tirar suas dúvidas.

No mesmo auditório, às 18 horas, Kon falará sobre Modelo de maturidade para ecossistemas de startups de software: onde sua cidade se encaixa e o que você pode fazer por ela?.

Nessa palestra, Kon apresentará um modelo resultante de pesquisas de campo realizadas em Tel Aviv, Nova York e em São Paulo. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Empreendedorismo Digital do IME-USP.

Kon também discutirá como esse modelo pode trazer subsídios para que as cidades definam diretrizes e planos de ação para o desenvolvimento de um ambiente favorável à criação de empresas nascentes de cunho tecnológico.