23 de março de 2016

Valorização docente assumida como compromisso

proreitorgrad1-300Foi publicada no dia 21 de março último, no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP, uma interessante entrevista com o recém-empossado Pró-Reitor dessa área, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, reconduzido no cargo por mais um período de dois anos após ter liderado essa estrutura desde 2014.

Na entrevista, conduzida pela nossa colega Erika Yamamoto, da Assessoria de Imprensa da USP, Antonio Carlos Hernandes fez questão de reiterar seu compromisso em promover e consolidar uma série de ações tendo em vista a valorização das atividades de ensino, como, por exemplo, a realização de simpósios e congressos de Graduação, os Centros de Aperfeiçoamento Docentes (CADs) e o processo de avaliação de docentes, que está sendo testado em algumas Unidades da Universidade de São Paulo.

Com a devida vênia, transcrevemos abaixo a citada entrevista:

Para o pró-reitor “um dos pontos mais importantes a ser discutido no próximo biênio é a definição de uma nova estrutura da carreira, que deverá envolver a avaliação docente. O docente que prefere se dedicar mais ao ensino que à pesquisa não deve ter menos possibilidades para ascender na carreira. O assunto já está sendo debatido, mas a definição dependerá do Conselho Universitário”.

Processo de ingresso e inclusão social

Outro aspecto importante para a Pró-Reitoria nos próximos dois anos é a avaliação dos resultados alcançados pelas medidas adotadas de alteração da bonificação para alunos oriundos de escolas públicas e a adesão ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU). “Até o final de abril devemos ter os dados consolidados da Fuvest e do SiSU. A partir daí poderemos definir como iremos caminhar em relação ao sistema de ingresso. Provavelmente, teremos de realizar muitos ajustes operacionais para o próximo ano”, afirma o pró-reitor.

Hernandes adianta que “embora os dados ainda não estejam totalmente compilados, a princípio, a resposta que tivemos das Unidades é bastante positiva e a expectativa é haja um aumento de vagas oferecidas. É claro que o processo ainda está sujeito a discussões, mas nosso principal objetivo é criar condições para atingirmos a meta de 50% de alunos ingressantes oriundos de escola pública até 2018”.

Modernização dos cursos de graduação

A terceira diretriz para o próximo biênio é a modernização dos cursos de proreitorgrad-2-300Graduação. De acordo com o pró-reitor, desde dezembro de 2014, as Unidades passaram a ter autonomia acadêmica e pedagógica para atualizar e modernizar seus cursos, reduzindo os entraves burocráticos que dificultavam as reformas na estrutura curricular. As Unidades também estão sendo incentivadas a discutir a adoção de metodologias inovadoras e a criar mecanismos para a redução da desvinculação de seus alunos. “A ideia é que as Unidades reflitam sobre seus cursos, sobre os motivos que levam alguns alunos a desistirem dos cursos, sobre o número de vagas oferecidas e sobre a possibilidade de remanejar as vagas em excesso para cursos cuja demanda seja maior ou mesmo para a criação de novos cursos. A modernização deve ser uma preocupação contínua da Universidade e deve ser construída por todos”, explica.

Hernandes também considera que a modernização é um processo que acontece em vários níveis. Tem que acontecer dentro da sala de aula, com o uso de novas tecnologias; nas Unidades, com a análise dos índices de desvinculação dos alunos de seus cursos e a adoção de medidas para diminuir esses índices; e na Universidade como um todo, com a avaliação das necessidades da sociedade. “A USP tem o compromisso de oferecer oportunidades ao povo paulista. Devemos ter a flexibilidade para, se uma carreira não está muito em evidência no momento, manter o curso, mas ajustá-lo à demanda real. A Universidade precisa estar na dianteira e levar a inovação para a sociedade, já fazemos isso com a pesquisa, agora temos de fazer isso também na Graduação”, conclui.

(Fotos: Ernani Coimbra)