11 de março de 2016

Cancelamento de campo elétrico

Na manhã do dia 11 de março, o Prof. Dr. James Shaffer, do Departamento de Física e Astronomia da The University of Oklahoma (Estados Unidos), participou do Colloquium diei que ocorreu no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde ministrou a palestra Electric field cancellation on quartz by Rb adsorbate-induced negative electron affinity, na qual destacou, por exemplo, a investigação de campos elétricos na superfície de quartzo.

Com interesse no estudo de estados JAMES_SCHAFFER_250exóticos de matéria e do acoplamento de sistemas dinâmicos quânticos, James Shaffer graduou-se em 1991 na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos), tendo desenvolvido o doutorado em 1999 na University of Rochester (Estados Unidos).

A The University of Oklahoma foi fundada em 1890, em Norman, no estado de Oklahoma, e atualmente é dividida por três campi e integrada por cerca de vinte mil alunos apenas nos cursos de graduação.