3 de março de 2016

O Ensino da Bioética nos Cursos de Graduação

Ocorrerá no próximo dia 17 de março, entre as 08 e as 14 horas, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o V Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação: O Ensino da Bioética nos Cursos de Graduação – experiências e perspectivas.

O evento, promovido e organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, abordará o ensino da Bioética na perspectiva de uma reflexão crítica diante de diversas situações relacionadas ao impacto das novas tecnologias sobre a vida, procurando habilitar para deliberação sobre o comportamento eticamente mais adequado.

Para os cursos de graduação, considerando-se a diversidade das áreas de conhecimento, o ensino desta disciplina deverá se adequar aos distintos perfis, não só em termos de pertinência de conteúdos, mas também em termos de estratégias de ensino.

O V Simpósio Temático pretende reunir diferentes experiências pedagógicas em curso na USP, visando ao compartilhamento e integração dessas experiências.

A palestra de abertura estará a cargo do Prof. Dr. Miguel Kottow Lang (Escuela de Salud Publica – Universidade de Chile), que abordará o tema Conteúdos para o ensino da Bioética, seguindo-se as apresentações dos Profs. Dalton Ramos (Faculdade de Odontologia-USP) e Josimário João da Silva (UFPE), que dissertarão, respectivamente, sobre os temas O ensino da bioética no cenário da USP e O ensino da bioética no cenário brasileiro.

O evento contará, ainda, com as participações de diversos docentes em relatos e estratégias de ensino, a saber: Arsênio Sales Peres (Fac. Odontologia – USP/Bauru); Claudio Cohen (Fac Medicina – USP), Elma Lourdes Zoboli (Esc. Enfermagem – USP); Luiz Eugênio Mazzilli (Fac. Odontologia – USP); Marco Aurélio Guimarães (Fac. Medicina – USP); Ana Maria Aguirre (Inst. Psicologia – USP); Eduardo Saad Diniz (Fac. Direito – USP/Ribeirão Preto); e Harnoldo Colares Coelho (Fac. Ciências Farmacêuticas – USP/Ribeirão Preto).